Quem Somos

O Clube de Lisboa é uma associação com membros individuais e coletivos que partilham a visão de Lisboa como cidade global e como espaço de reflexão, debate e intervenção sobre temas prioritários e fraturantes da agenda internacional, com atenção particular aos desafios para Portugal e a Europa.

Vivemos num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, feito de incertezas e rápidas mudanças, em que a existência de zonas de desagregação social e institucional coloca desafios complexos aos Estados à comunidade internacional. As posições que defendem o isolamento, a proteção e uma visão securitária estrita para o enfrentamento de problemas que nos afetam a todos são parte do problema e não da solução, que passa pela inclusão social e pelo respeito da dignidade humana.

É nossa razão de ser aumentar o conhecimento, promover novas visões e perspetivas, influenciar as agendas políticas, aprofundar a reflexão e impulsionar o debate sobre temas internacionais que afetam a nossa vida em sociedade e que impactam sobre a sustentabilidade do planeta e sobre o futuro das novas gerações.

Porque somos um clube

O Clube é o corolário do projeto das Conferências de Lisboa sobre o desenvolvimento, criado em 2013 por sete organizações: CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa; CML - Câmara Municipal de Lisboa; FPA – Fundação Portugal-África; IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr; ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa; SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento; UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

Com o Clube de Lisboa pretendemos alargar e tornar mais sistemático o debate da nossa interação e reflexão com o mundo global, incentivando a adesão de sócios individuais e o aumento dos sócios coletivos. Para integrarmos a dimensão internacional, promovemos igualmente a entrada de sócios estrangeiros que partilhem as mesmas preocupações e objetivos. Também por isso faz parte dos órgãos sociais um Conselho Estratégico formado por personalidades portuguesas e estrangeiras com um perfil de referência nos domínios da ação política, empresarial e social.

Estatutos do clube, Protocolo das conferências.

O que fazemos

Conferências de Lisboa

Evento bienal centrado no debate sobre o desenvolvimento global

Lisbon Talks

Sessões de debate, com enfoque em assuntos relevantes da atualidade internacional

Seminários de formação

Realizamos atividades de formação sobre temas globais, em parceria com outras entidades

Outras atividades e parcerias

Atividades em parceria, como a Summer School do ISCTE-IUL sobre desafios globais

Publicações

Edição de várias publicações com as nossas atividades

Comunicação e informação

Divulgação das temáticas globais junto dos nossos membros e de públicos alargados

Como trabalhamos

Somos uma plataforma de atividades em rede, em ligação com membros do Clube, que beneficiam e contribuem ativamente para o sucesso das nossas iniciativas.

Mantemos um diálogo estreito com os órgãos de soberania e o Município de Lisboa e atuamos em parceria com fundações, think tanks, centros de investigação e outras entidades nacionais e internacionais com um capital de conhecimento relevante nas nossas áreas de intervenção.

Desenvolvemos o nosso trabalho para e com um vasto universo de políticos, empresários, gestores, universitários, jornalistas, cidadãos e demais interessados nos debates sobre os desafios globais, sempre com a preocupação de envolver o público mais jovem.

Órgãos Sociais