A conferência

A aceleração das mudanças globais está a afetar cada vez mais o ambiente e os nossos modos de vida, com o futuro a entrar rapidamente no presente, forçando pessoas, sociedades e sistemas políticos a enfrentarem novas realidades – algumas das quais difíceis de compreender ou até de reconhecer.

À escala global, a adoção em 2015 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris, assinalou uma consciencialização inédita sobre desafios e ameaças para a Humanidade e o Planeta. A realização dos compromissos assumidos depende, como sempre, da vontade e capacidade dos países, regiões, comunidades, instituições públicas e privadas, famílias e indivíduos. Os consensos são regra geral mais complexos quando respeitam a bens públicos e comuns – afinal, para quê desperdiçar recursos financeiros ou tempo, quando o trabalho pode ficar para os outros?

Ainda assim, existem progressos. Cada vez mais, Estados, grandes empresas e instituições financeiras utilizam o enquadramento e indicadores de desenvolvimento sustentável nos seus planos estratégicos e nas operações de investimento ou crédito. Seja por razões de interesse económico, de missão, ou de resposta a preferências dos consumidores e dos cidadãos, a sociedade civil e o setor privado estão a agir, nalguns casos mais rapidamente do que (ou mesmo até contra) os governos. Num tempo de aceleração e incerteza sobre as transformações globais em curso, a sustentabilidade já não está confinada a instituições ou setores específicos, ela passou a ser uma preocupação partilhada por todos. Tudo indica que entramos finalmente na fase de agir.

A 4ª Conferência de Lisboa centra-se em domínios onde a rapidez das alterações aproxima o futuro do presente: Tendências Demográficas, Alterações Climáticas, Transições Energéticas, Revolução Digital, Desigualdade e Modelos de Crescimento, Mudanças Geopolíticas, Desafios Societais. Os temas ligados a estes domínios são debatidos no contexto da pandemia e dos cinco Pilares da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Oradores

Informações úteis

Transmissão em direto

(com acesso a tradução simultânea de inglês e português)

Inscrições gratuitas mas com lugares limitados. Inscreva-se já aqui.

Livestream no Youtube

(na língua original - Português e Inglês)

A participação com questões e comentários pode ser feita por escrito nas duas plataformas de transmissão.

Se assistir por Zoom, poderá solicitar certificado de participação após a conferência, para info@clubelisboa.pt

Testemunhos

Mais informações: