As Conferências de Lisboa são o resultado da colaboração e trabalho conjunto de sete organizações portuguesas: Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Portugal-África, IMVF - Instituto Marquês de Valle Flor, ISCTE - Instituto
Universitário de Lisboa, SOFID - Sociedade Financeira de Desenvolvimento e UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

A Comissão Organizadora e a Comissão Executiva das Conferências são compostas por:

Francisco Seixas da Costa

Presidente da Comissão de Organização

Francisco Seixas da Costa é administrador não-executivo da Jerónimo Martins SGPS e da Mota-Engil Africa NV e consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Embaixador junto da ONU, da OSCE, da UNESCO, no Brasil e em França. Foi secretário de Estado dos Assuntos europeus (1995-2001) e diretor executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa (2013-14). Desde 2013 é membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Nova de Lisboa. Leciona na Universidade Autónoma de Lisboa e é membro do Conselho Científico da Política Internacional e do Janus. Publicou vários livros e artigos sobre relações internacionais e segurança e é colunista em dois jornais diários. É licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa.

João Pedro Guimarães

Membro da Comissão de Organização

João Pedro Guimarães é licenciado em Direito (Universidade de Lisboa), com pós-graduações em direito da sociedade da informação, em direito público e regulação e em gestão para executivos (na Universidade Católica). Iniciou a sua carreira profissional na Anacom, foi Adjunto do Ministro do Equipamento Social. Na PT foi responsável pelas áreas de cinema e media da Direção de Regulamentação da PT Multimedia, Chefe do Gabinete do Presidente e diretor de recursos humanos da holding (PT, SGPS). Foi ainda diretor, secretário geral e administrador da Global Noticias, diretor de recursos humanos do Grupo Impresa, administrador executivo da ESAF -BES e consultor da Grow. Desde Abril de 2017 é secretário geral da CCIP.

Alberto Laplaine Guimarães

Membro da Comissão de Organização e da Comissão Executiva

Alberto Laplaine Guimarães é Secretário-Geral do Município de Lisboa. É Vice-Presidente da Casa da América Latina, Administrador da Fundação Cidade de Lisboa e Diretor do Grémio Literário. É Licenciado em Direito pela Universidade de lisboa. Foi bolseiro do German Marshal Fund e é Auditor de Defesa Nacional. É membro da Academia Europeia de Artes e Ciências. No Município de Lisboa foi Diretor do Gabinete de Relações Internacionais, Diretor do Departamento de Apoio à Gestão e Atividade Institucional, Assessor do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Diretor do Gabinete de Apoio ao Investimento da Câmara Municipal de Lisboa. É advogado e lecionou em várias universidades. Foi Adjunto do Gabinete do Presidente da República (1996-2001), Diretor do Gabinete de Consulta Jurídica do Ministério da Justiça,  Secretário Geral Adjunto da Organização Mundial de Cidades – CGLU (2010-2011) e Secretário do Conselho de Estado (1996-2006).

Hélder de Oliveira

Membro da Comissão de Organização e da Comissão Executiva

Hélder de Oliveira é Administrador Executivo da Fundação Portugal-África, , Administrador não-Executivo da AMSCO - African Management Services (Amesterdão), Membro da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Economistas e antigo Membro da Direção da mesma Ordem. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa. Foi Presidente do Conselho de Administração da SPE - Sociedade Portuguesa de Empreendimentos, Presidente da Comissão Executiva da SOFID, Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, Diretor Central do Banco BPI (Gabinete para Angola), Diretor Coordenador do Banco de Fomento e Exterior (Área Internacional), Administrador da EURO-FINANCEIRA - Sociedade de Investimentos, Presidente do Conselho de Administração da Companhia Carris de Ferro de Lisboa e administrador de várias outras empresas, designadamente nos setores do comércio externo e da comunicação social.

Fernando Jorge Cardoso

Membro da Comissão de Organização e Coordenador da Comissão Executiva

Fernando Jorge Cardoso é coordenador de estudos estratégicos e do desenvolvimento do IMVF. É Doutor com Agregação em Economia pelo ISEG, Universidade de Lisboa. Em Moçambique foi Diretor da Faculdade de Economia (1978-1983), Assessor do Ministro do Plano (1977-1983) e Diretor-Geral da empresa açucareira Maragra (1983-1985). Em Portugal tem desenvolvido desde 1991 atividades de ensino, investigação e gestão em diversas instituições universitárias. Foi responsável do Programa África do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) de 1991 a 2012. Participou como consultor na elaboração e avaliação de programas nacionais de ajuda ao desenvolvimento em Angola, Moçambique e Cabo Verde. Tem uma vasta bibliografia publicada sobre temas africanos, do desenvolvimento e das relações internacionais.

Nuno Guimarães

Membro da Comissão de Organização

Nuno Guimarães é Professor Catedrático do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e, desde Março de 2014, Vice-Reitor para a Internacionalização e E-Learning. É Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico (IST/UTL) e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Lisboa. Foi Presidente dos Conselhos Diretivo e Científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Professor Auxiliar e Associado no IST/UTL e convidado na Technical University of Berlin. Foi Investigador no INESC, Lisboa, Investigador nos AT&T Bell Labs, Murray Hill, NJ, USA e Visiting Scholar no IIT Gandhinagar, India. Foi Membro da Direção do Portuguese Unix Users Group e co-fundador da Eunet PT/KPNQwest PT, Ergoprocesso, da 4VDO SA e OnTV SA. É Senior Member da Association for Computing Machinery. Tem um numeroso conjunto de artigos publicados em livros e revistas científicas.

António Rebelo de Sousa

Membro da Comissão de Organização

António Rebelo de Sousa é presidente do Conselho de Administração da SOFID, Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento. É licenciado em Economia pelo ISEG da Universidade de Lisboa e Doutorado em Economia pela Universidade Lusíada de Lisboa. É Professor Associado com Agregação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP-UL, e da Universidade Lusíada de Lisboa. É Presidente do Instituto Benjamim Franklin e vice-presidente do OSCOT - Observatório de Segurança, Criminalidade e Organizações Terroristas. Foi assessor (1995-1999) e consultor do Ministro das Finanças (2001-2002). Foi membro do Grupo de Parlamentares da EFTA (1977-1978 e 1983-1985) e deputado à Assembleia da República (1976-1980 e 1983-1985). É autor, entre outras obras, de: Desafio Português (2013); De Um Novo Conceito de Desenvolvimento, no Quadro da Economia Internacional (2008); Da Teoria da Relatividade Económica Aplicada à Economia Internacional e às Políticas de Cooperação (2004).

Miguel Anacoreta Correia

Membro da Comissão de Organização

Miguel Anacoreta Correia foi Secretário-Geral da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (2009 - 2013). É Licenciado em Engenharia Civil e tem uma especialização em Transportes. Foi deputado (1981 - 1987 e 1999 – 2006) e eleito Deputado Europeu em 1987. Foi Secretário de Estado dos Transportes (1980) e Secretário de Estado da Defesa Nacional (1981). Foi Vice-Presidente do CDS (1986-1987 e 2005-2007). Foi Alto Funcionário da União Europeia no quadro das relações com os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e Diretor para a América Latina (1992-1997). Foi Conselheiro de Estado (2006-2011). Da sua extensa experiência profissional, desempenhou entre outras, funções como Consultor da Thales Security Solutions & Services, S.A. Lisboa, Vice-Presidente dos Conselhos de Administração dos Bancos Pinto e Sotto Mayor, Totta e Açores e Crédito Predial Português (1997-2001) e Presidente do Conselho de Administração da VIABANCA (1997-2001).