3 e 4 de maio de 2018
Desenvolvimento em tempos de incerteza
3ª Conferência de Lisboa
Oradores
Marcelo Rebelo de Sousa
Guilherme d'Oliveira Martins
Francisco Seixas da Costa
George Friedman
José Félix Ribeiro
Fernando Jorge Cardoso
Mary Kaldor
Ivan Timofeev
Ana Santos Pinto
Daniel Hamilton
Montek Ahluwalia
Raquel Vaz Pinto
Kitty van der Heijden
Victor Alcobia
António Costa Silva
Alfredo Valladão
Wang Yiwei
Bruno Cardoso Reis
Federiga Bindi
Philippe Marlière
Marina Costa Lobo
Luís Amado
Fernando Medina
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa é Presidente da República Portuguesa. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Doutorado em Ciências Jurídico-Políticas em 1985, é Professor Catedrático no Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Presidente do Partido Social Democrata (1996-99) e Vice-Presidente do Partido Popular Europeu. Foi Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro dos Assuntos Parlamentares e membro do Conselho de Estado (2000-2001 e 2006-16). Foi Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, tendo também lecionado nas Universidades Agostinho Neto, Eduardo Mondlane e da Ásia Oriental. Esteve na fundação dos jornais “Expresso” e “ Semanário”.. Foi membro da comissão que elaborou a primeira Lei de Imprensa e Deputado à Assembleia Constituinte.
Guilherme d'Oliveira Martins
Guilherme d’Oliveira Martins é Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian desde novembro de 2015. Preside ao Conselho das Artes do Centro Nacional de Cultura; é Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa; Membro efectivo da Academia de Marinha; Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História; Professor Catedrático Convidado da Universidade Lusíada de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Exerceu as funções de Presidente do Centro Nacional de Cultura (2002 – 2016), do Tribunal de Contas (2005-2015), do Conselho de Prevenção da Corrupção (2008-2015), da EUROSAI – Organização das Instituições Superiores de Controlo das Finanças Públicas da Europa (2011-2014) e do Comité de Contacto dos Presidentes das Instituições Superiores de Controlo da União Europeia (2011-2012) e Auditor Geral da Assembleia da UEO – União Europeia Ocidental (2008-2011). Exerceu os cargos de Ministro da Presidência, das Finanças e da Educação, e foi Deputado à Assembleia da República em várias legislaturas. Foi Vice-Presidente da Comissão Nacional da UNESCO (1988-1994) e Presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (1985-1995).
Francisco Seixas da Costa
Francisco Seixas da Costa é presidente das Conferências de Lisboa. É administrador não-executivo da Jerónimo Martins SGPS e da Mota-Engil Africa NV e consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Embaixador junto da ONU, da OSCE, da UNESCO, no Brasil e em França. Foi secretário de Estado dos Assuntos europeus (1995-2001) e diretor executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa (2013-14). Desde 2013 é membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Nova de Lisboa. Leciona na Universidade Autónoma de Lisboa e é membro do Conselho Científico da Política Internacional e do Janus. Publicou vários livros e artigos sobre relações internacionais e segurança e é colunista em dois jornais diários. É licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa.
George Friedman
George Friedman é um analista de geopolítica e assuntos internacionais reconhecido internacionalmente, fundador e presidente da revista Geopolitical Futures. É um autor best-seller do New York Times e o seu livro mais conhecido - The Next 100 Years – continua a ser famoso pelas suas previsões. É autor, entre outros, de Flashpoints: The Emerging Crisis in Europe, The Next Decade, America’s Secret War, The Future of War e The Intelligence Edge. Foi conselheiro de muitas organizações governamentais e militares, nos Estados Unidos e noutras partes do mundo, e colabora frequentemente com os média como perito em assuntos internacionais, política externa e intelligence. Até 2015, e durante quase 20 anos, foi CEO e depois Presidente da Stratfor, uma empresa que fundou em 1996. George Friedman é formado pela City College em Nova Iorque e tem o doutoramento pela Cornell University.
José Félix Ribeiro
José Félix Ribeiro é consultor do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e membro do IPRI-UNL - Instituto Português de Relações Internacionais. É licenciado em Economia pelo ISCEF em 1971 e doutorado em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2012. Fez carreira profissional na Administração Pública em órgãos de estudo, prospetiva e planeamento de 1973 a 2012, incluindo o Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial, o Serviço de Estudos e Planeamento da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e o Departamento de Prospetiva e Planeamento onde foi subdiretor-geral de 1995 a 2006 com a responsabilidade das áreas de Informação Internacional e Prospetiva. Realizou numerosos estudos e tem artigos publicados na área de economia internacional, da prospetiva e das estratégias de desenvolvimento.
Fernando Jorge Cardoso
Fernando Jorge Cardoso coordenador da área de estudos estratégicos e do desenvolvimento do Instituto Marquês de Valle Flôr. É professor convidado do ISCTE-IUL e Diretor Executivo do Clube de Lisboa. É doutor com agregação em economia pelo ISEG, Universidade Técnica de Lisboa. Em Moçambique foi diretor da Faculdade de Economia (1978-1983), assessor do Ministro do Plano (1977-1983) e diretor-geral da açucareira Maragra (1983-1985). Em Portugal tem desenvolvido desde 1991 atividades de ensino, investigação e gestão em diversas instituições universitárias. Foi responsável do programa África do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) de 1991 a 2012. Participou como consultor na elaboração e avaliação de programas nacionais de ajuda ao desenvolvimento em Angola, Moçambique e Cabo Verde. Foi copresidente do comité organizador das Conferências do Estoril de 2009 a 2011. Tem uma vasta bibliografia publicada sobre temas africanos, do desenvolvimento e das relações internacionais.
Mary Kaldor
Mary Kaldor é Professora e Diretora da Unidade de Investigação sobre Conflitos e Sociedade Civil no Departamento de Desenvolvimento Internacional da LSE. Foi membro fundador do European Nuclear Disarmament (END), Co-presidente da Helsinki Citizen's Assembly e membro da Comissão Internacional Independente para investigação da crise no Kosovo. Introduziu o conceito de “novas guerras” e de “sociedade civil global”, e o seu trabalho sobre segurança humana influenciou diretamente a política nacional e europeia. O seu mais recente livro,International Law and New Wars, em coautoria com Christine Chinkin, foi publicado em maio de 2017. É também coordenadora da publicação Global Civil Society Yearbook. A convite de Javier Solana, foi responsável pelo grupo de estudo sobre as Capacidades Europeias de Segurança. Em 2015, recebeu o Ludvig Quidde Award pelo seu contributo académico na área da paz. Em 2003, foi distinguida com o grau de Commander of the British Empire (CBE) pelos “serviços prestados à democracia e governação global”.
Ivan Timofeev
Ivan Timofeev é Diretor de Programas no Russian International Affairs Council (RIAC) e Diretor do Valdai Discussion Club. No RIAC, tem trabalhado com dplomatas, funcionários do Estado, peritos, empresários e líderes de ONG sobre a diplomacia e a política externa russa. Desde 2015, é também responsável pelo programa sobre a Segurança Euro-Atlântica no Valdai Discussion Club. Anteriormente, foi Diretor do Analytical Monitoring Centre e Professor convidado da Universidade MGIMO (2009–2011), onde obteve o grau de Doutor em Ciência Política (2006). É autor e coautor de mais de 70 publicações e é membro do conselho editorial da Comparative Politics. Em 2013, foi nomeado Professor da Academia de Ciências Militares.
Ana Santos Pinto
Ana Santos Pinto é Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Políticos da Universidade Nova de Lisboa, Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA) e Investigadora no Instituto da Defesa Nacional. Anteriormente, trabalhou como consultora na iniciativa das Nações Unidas Aliança de Civilizações (2008-2010), Assessora do Ministro da Defesa Nacional (2006-2009) e Assistente de investigação no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais – IEEI, em Lisboa (2001-2003). Tem o doutoramento em Relações Internacionais e desenvolve a sua pesquisa sobre identidade na Política Internacional e Assuntos de Segurança, particularmente no que respeita à União Europeia, Médio Oriente e Norte de África. É autora de várias publicações académicas sobre a Política de Segurança e Defesa da UE e a Geopolítica MENA, e colabora com vários órgãos de comunicação em Portugal.
Daniel Hamilton
Daniel Hamilton é o Fundador e Diretor do Center for Transatlantic Relations na Universidade Johns Hopkins. Durante quinze anos, foi Diretor Executivo do American Consortium for EU Studies, designado pela Comissão Europeia como o Centro de Excelência da UE em Washington D.C. É Diretor da Atlantic Basin Initiative. Ocupou vários cargos de topo no Departamento de Estado dos EUA, lecionou em diversas universidades e foi membro dos conselhos consultivos de instituições de renome, na Alemanha e noutros países europeus. É autor de mais de 100 livros e artigos sobre a atualidade internacional, europeia e transatlântica. Entre as publicações mais recentes estão Domestic Determinants of Foreign Policy in the European Union and the United States (2018); The Transatlantic Digital Economy (2017); The Russia File: Russia and the West in an Unordered World (2017); Eastern Voices: Europe’s East Face an Unsettled West (2017). É doutorado pela Johns Hopkins School of Advanced International Studies. Consulte a biografia completa aqui.
Montek Ahluwalia
Montek Singh Ahluwalia é um economista indiano que foi Vice-Presidente da Comissão de Planeamento da República da Índia entre 2004 e 2014. Obteve a licenciatura e pós-graduação na Universidade de Oxford, onde lhe foi atribuída a Rhodes Scholarship. Iniciou a sua carreira no Banco Mundial, em 1968, e desde 1979 tem ocupado diversas posições na administração pública na Índia: Secretário das Finanças, Departamento dos Assuntos Económicos; Secretário do Comércio; Secretário Especial do Primeiro Ministro; Assessor de Economia no Ministério das Finanças; e Membro do Conselho Económico Consultivo junto do Primeiro Ministro. Foi igualmente o primeiro Diretor do Independent Evaluation Office, no Fundo Monetário Internacional. Tem publicado diversos artigos sobre economia, em revistas e livros internacionais.
Raquel Vaz Pinto
Raquel Vaz-Pinto é Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. Os seus artigos têm sido publicados no Brazilian Journal of International Politics e The American Interest online, entre outros. É autora de «A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos» (Tinta-da-china, 2010), «Os Portugueses e o Mundo» (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014) e editou em 2016 pela Tinta-da-china «Administração Hillary» (com Bernardo Pires de Lima) e «Para Lá do Relvado, o que podemos aprender com o futebol». Os seus interesses de investigação são política externa e estratégia chinesa; grande estratégia EUA e a Ásia-Pacífico; religião em relações internacionais; os portugueses e o mundo; o futebol e as relações internacionais. Atualmente, lecciona a disciplina de Estudos Asiáticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Kitty van der Heijden
Kitty van der Heijden é Diretora para Europa e África no World Resources Institute, em Haia. Formada em Economia (Erasmus University Rotterdam), foi Embaixadora para o Desenvolvimento Sustentável e Diretora do Departamento para o Clima, Energia, Ambiente e Água no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Holanda. Liderou a delegação holandesa à Cimeira do Rio+20 e foi nomeada representante da Holanda no Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desempenhou funções nas Nações Unidas em Hanoi, Vietname, onde geriu o exercício piloto “One UN”. Em 2013, foi eleita 3ª melhor funcionária pública na Holanda e foi-lhe atribuído o Ribbon of Honor pelos seus esforços para a sensibilização da opinião pública sobre um rumo de desenvolvimento sustentável. Em 2014, foi eleita Influencer of the Year e nomeada como a 20ª pessoa mais influente na Holanda no domínio da sustentabilidade.
Victor Alcobia
Victor Alcobia é Diretor de Projetos e Engenheiro de Petróleos, colaborando com a Beicip-Franlab como consultor sénior desde 2002. Tem vasta experiência em engenharia do petróleo, nomeadamente na avaliação de campos petrolíferos, de gás e condensado, desde o Mar do Norte a Angola, México, Rússia, Venezuela, Extremo Oriente e Médio Oriente. Iniciou a sua carreira como professor de Engenharia de Minas na Universidade de Luanda. Trabalhou também para a Elf Aquitane em Angola e França (1983-90), para a Scientific Software Intercomp no Reino Unido (1990-95), para a Parexpro e a CGG (Companhia de Geologia e Geofísica Portuguesa) em Lisboa (1995-2002). Victor Alcobia é licenciado em Mineração (Angola, 1976) e em Engenharia de Petróleo (França, 1984), com mestrado na mesma área (França, 1989). É membro da SPE, da SPEE e da Ordem Portuguesa dos Engenheiros.
António Costa Silva
António Costa Silva é Presidente da Comissão Executiva do Grupo PARTEX Oil and Gas e Professor com agregação no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. É licenciado em Engenharia de Minas (IST), Mestre em Engenharia de Petróleos (Imperial College, Universidade de Londres) e fez o Doutoramento no IST e no Imperial College. Em 1980 iniciou a sua atividade profissional na Sonangol, em Angola. Exerceu a sua atividade na Companhia Portuguesa de Serviços (1984-1997) e foi Diretor Executivo da Multinacional Francesa Compagnie Générale de Geophysique (1998-2001). Em 2002 foi selecionado pelo Tribunal Internacional da Câmara de Comércio de Estocolmo como perito internacional para resolver a disputa jurídica e técnica entre duas das maiores companhias de petróleo do mundo, num campo ao largo do Mar da China. De 2001 a 2003, foi Diretor de Engenharia de Reservatórios e Diretor de Operações no ramo empresarial do Instituto Francês do Petróleo, em Paris.
Alfredo Valladão
Alfredo Valladão é Professor na Paris School of International Affairs (PSIA), Sciences Po, em Paris. É Investigador sénior do OCP Policy Center (Rabat) e Presidente do Conselho Consultivo da Associação UE-Brasil (Bruxelas). É membro do Conselho Consultivo Internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI, Rio de Janeiro), membro do Comité Rencontres Internationales de Genebra e Diretor para a América Latina no Centre d’Etudes Sociales, Economiques et Managériales (CESEM - HEM Rabat). Foi anteriormente membro do Conselho de Administradores da UNITAR (2009-2015), Diretor para o Mercosul na Sciences Po (1999-2010) e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre as negociações UE-Mercosul. Tem vasta obra publicada sobre geopolítica, economia global, integração regional e negociações comerciais, o Brasil e a América Latina. Tem o doutoramento summa cum laude em Ciência Política pela Sciences Po Paris.
Wang Yiwei
WANG Yiwei é professor da Faculdade de Estudos Internacionais, diretor do Instituto de Assuntos Internacionais e diretor do Centro de Estudos Europeus na Universidade de Renmin da China. É também diretor da China-Europe Academic Network (CEAN) e investigador senior do Charhar Institute. Anteriormente, foi professor honorário da Universidade de Tongji (2011-2012), diplomata da missão da China junto da União Europeia (2008-2011) e professor do Center for American Studies na Fudan University (2001-2008), Professor convidado da Universidade de Yonsei (2005) e investigador da Universidade de Yale (2000-2001). Publicou mais de 170 artigos académicos na Social Sciences da China, The Annals of American Academy of Political and Social Science, entre outros; e 15 livros, incluindo o recente One Belt and One Road: Opportunities and Challenges, e Haishang: Revelations of European Civilization.
Federiga Bindi
Federiga Bindi é Investigadora Sénior no Center for Transatlantic Relations na SAIS Johns Hopkins, Washington DC, e Professora de Ciência Política na University of Rome Tor Vergata. Lidera a Foreign Policy Initiative e o programa Women Leadership in International Relations no Institute for Women Policy Research, em Washington DC.
Anteriormente, foi investigadora convidada da Brookings Institution (2008-2010) e investigadora no Norwegian Institute for International Affairs (NUPI), na Universidade Livre de Bruxelas, no Instituto de Estudos Europeus (Bruxelas), no Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na Universidade Católica de Lisboa e no Science Po (IEP), Paris. Tem uma vasta experiência em funções públicas, no plano nacional e internacional.
É doutorada em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu, Florença. É coautora de The Foreign Policy of the European Union: Assessing Europe’s Role in the World, 2nd revised edition, 2012; The Frontiers of Europe: A Transatlantic Problem?, 2011; e Analyzing European Union Politics, 2012.
Philippe Marlière
Philippe Marlière é Professor de Política Francesa e Europeia na University College of London. Antes da UCL, foi investigador no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, 1989-93) e no Instituto Universitário Europeu, em Florença (1991-94), onde se doutorou em Ciências Sociais e Políticas (2000). Completou a sua licenciatura em Direito e a pós-graduação em Política e Ciência Política na Universidade de Lille, França. A sua investigação tem abordado a política francesa e os partidos políticos, as ideologias políticas, a sociologia e teoria social, a cidadania e a religião, e as relações entre a França e a União Europeia. Em 2007, foi-lhe atribuído o Marcel Liebman Chair em Ciência Política pela Universidade Livre de Bruxelas.
Marina Costa Lobo
Marina Costa Lobo é Investigadora Principal com agregação pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e membro da Direção do IPP-Instituto de Políticas Públicas. É também coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia no ICS-UL e vice-Presidente do Clube de Lisboa. Os seus interesses de investigação incidem sobre comportamento eleitoral e instituições políticas em Portugal e na Europa numa perspetiva comparativa. Desde 2001, foi codiretora do projeto Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses. Tem publicado livros e artigos em revistas da especialidade. Foi vencedora de um Projeto European Research Council Consolidator Grant em 2015 para investigar o aumento da politização em torno do tema "Europa" na política nacional. É Doutorada em Ciência Política pela Universidade de Oxford.
Luís Amado
Luís Amado é Presidente do Clube de Lisboa. Foi recentemente nomeado Presidente do Conselho de Administração da EDP e foi, até 2017, Presidente doConselho de Administração do Banif. Desde a década de 1990, exerceu diversos cargos no governo português, nomeadamente Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (1995-1997 e 1999-2002), Ministro da Defesa (2005-2006) e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (2006-2011). Como parte da sua atividade política, foi ainda membro da Assembleia Regional da Madeira e da Assembleia da República. Formado em Economia pela Universidade técnica de Lisboa, foi consultor internacional, assessor no Instituto da Defesa Nacional e professor na Universidade de Georgetown. É igualmente Professor Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
Fernando Medina
Fernando Medina Correia é Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Foi deputado à Assembleia da República (2011-13) e Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Foi assessor do INOFOR durantes os anos de 1998 e 2000, Membro do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação durante a Presidência Portuguesa da União Europeia, entre 1999 e 2002, assessor do Primeiro-Ministro para as áreas da educação, ciência e tecnologia, entre 2000 e 2002, e assessor do Presidente da Comissão Executiva da Agência Portuguesa para o Investimento. Foi Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, nos XVII e XVIII Governos Constitucionais. É licenciado em economia pela Universidade do Porto e mestre em Sociologia Económica pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG, Lisboa.