A conferência
Na 5ª edição das Conferências de Lisboa refletimos e debatemos as mudanças e desafios da Ordem Mundial.
No início da 3ª década deste século, eventos significativos nos domínios político, securitário, económico, social, tecnológico e ambiental, estão a acelerar mudanças globais. Os efeitos do Covid-19 e a Guerra da Ucrânia são dois desses eventos que, juntamente com outros, podem reverter significativas conquistas tais como a saída de milhões de pessoas da pobreza extrema ou os acordos sobre metas climáticas.
A Ordem Mundial do pós-2ª Grande Guerra, baseada num conjunto de normas internacionalmente aceites, teve um primeiro ciclo de cerca de 35 anos, no qual, no quadro do conflito Leste – Oeste, se criaram e expandiram instituições multilaterais e ocorreram os processos de integração europeia e de descolonização.
Após o fim da “Guerra Fria” e da União Soviética, teve início um segundo ciclo, no qual a globalização se expandiu e aprofundou, as políticas neoliberais prevaleceram, a revolução digital acelerou e a China, sob a bandeira de “um país, dois sistemas”, se tornou na segunda maior economia mundial, a seguir à dos EUA.
Porém, nos últimos anos, as transformações climáticas evoluíram para uma situação de emergência, as desigualdades de riqueza e rendimento aumentaram local e globalmente, potências regionais tornaram-se mais assertivas, fundamentalismos identitários originaram guerras, e a inflação e a dívida tornaram-se ameaças globais.
Após um fugaz período unipolar, a competição pela hegemonia aumenta, o multilateralismo enfraquece, tensões e iniciativas multipolares multiplicam-se e um novo, ainda difuso, quadro global começa a tomar forma.
Oradores
Marcelo Rebelo de Sousa
Guilherme d'Oliveira Martins
Francisco Seixas da Costa
Harinder Kohli
Silvye Naville
José Félix Ribeiro
Ana Santos Pinto
Luís Amado
Luísa Meireles
Mark Leonard
Bakary Sambe
Raquel Vaz Pinto
Stella Ghervas
Teresa Cravo
Antonia Colibasanu
Jaseem Ahmed
Luís Tomé
Manuel de Araújo
Rita Babihuga-Nsanze
Bernardo Ivo Cruz
Ana Margarida Sousa
Graça Carvalho
Jorge Moreira da Silva
Muto Megumi
Paulo Portas
Andrés Velasco
Andrew Sheng
Cristina Casalinho
Joana Petiz
José de Matos
Daniela Braga
Graça Canto Moniz
Lino Santos
Manuel João Ramos
Soumitra Dutta
Rui Tavares
João Maria Jonet
Carlos Moedas
João Gomes Cravinho
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa é Presidente da República Portuguesa. Foi deputado à Assembleia Constituinte e Ministro dos Assuntos Parlamentares (1982-1983). Como jornalista, dirigiu o Expresso (1980-1983) e colaborou com o Semanário (1983-1987). Foi comentador político na TSF, RTP e TVI. Foi Professor Catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É Doutorado em Ciências Jurídico-Políticas.
Guilherme d'Oliveira Martins
Guilherme d'Oliveira Martins, é Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. É Professor Catedrático Convidado da Universidade Lusíada de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Exerceu, entre outras, funções de Presidente do Centro Nacional de Cultura e do Tribunal de Contas. Foi também Deputado à Assembleia da República e, mais tarde, Ministro da Presidência, Ministro das Finanças e Ministro da Educação.
Francisco Seixas da Costa
Francisco Seixas da Costa é Presidente do Clube de Lisboa, administrador não-executivo da Jerónimo Martins e da Mota-Engil Africa, consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Embaixador na ONU, OSCE, UNESCO, Brasil e França. Foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e Diretor Executivo do Centro Norte-Sul. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa.
Harinder Kohli
Harinder Kohli é Diretor Fundador e CEO do Emerging Markets Forum, bem como Diretor Fundador, Presidente e CEO do Centennial Group International, com sede em Washington, D.C. Desempenhou durante cerca de 30 anos cargos de gestão sénior no Banco Mundial e tem publicado sobre economias de mercado emergentes, desenvolvimento financeiro e infraestruturas.
Silvye Naville
Silvye Naville é Diretora do Emerging Markets Forum, em Genebra. Foi diretora associada do World Economic Forum para a América Latina, onde trabalhou 15 anos. É especialista em comunicação estratégica e gestão de projetos, graduada em Filosofia e Letras e mestre em Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios e Comércio pela Universidade Jean Moulin Lyon III.
José Félix Ribeiro
José Félix Ribeiro é Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Vice-Presidente do Conselho Fiscal do Clube de Lisboa. Integrou o Departamento de Prospetiva e Planeamento do Ministério da Economia (1994–2011), tendo desempenhado as funções de Subdiretor-Geral (1995–2007) com a responsabilidade das áreas de Prospetiva e Informação Internacional. Economista, é Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa.
Ana Santos Pinto
Ana Santos Pinto é Professora da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Relações Internacionais por esta instituição, Membro do Conselho Executivo do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-Nova). Identidades, Política Externa e de Segurança da UE e geopolítica do Médio Oriente são focos de investigação. Foi Secretária de Estado da Defesa (2018-2019). Colabora regularmente com vários media.
Luís Amado
Luís Amado é economista e consultor internacional. Foi Ministro da Defesa (2005-2006) e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (2006-2011). Foi Presidente do BANIF e Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP. É Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. Membro do Clube de Lisboa.
Luísa Meireles
Luísa Meireles é Diretora de informação da Agência Portuguesa de Informação (Lusa). Membro do Conselho Diretivo do Clube de Lisboa. Tem uma longa carreira jornalística em diversas áreas, nomeadamente nas áreas internacional, da segurança e da defesa, dos assuntos europeus e da política nacional. Tem experiência de edição, aconselhamento editorial (livros) e de tradução. Exerceu advocacia durante cerca de 10 anos.
Mark Leonard
Mark Leonard é Cofundador e diretor do European Council on Foreign Relations. Especialista em geopolítica e geoeconomia, com enfoque na China e UE. Presidiu ao Conselho para a Agenda Geoeconómica Global do Fórum Econômico Mundial até 2016. É palestrante habitual em diversos fora, escritor e comentador sobre questões globais e europeias.
Bakary Sambe
Bakary Sambe é Diretor regional do Instituto Timbuctu, em Dacar. Docente, investigador do Centro de Estudos das Religiões da Universidade Gaston Berger, Senegal. Fundador do Observatório sobre Radicalismos Religiosos e Conflitos em África. Doutorado pela Universidade Lumière Lyon 2 em Ciência Política. Tem como enfoque de estudos as estratégias endógenas, dinâmicas fronteiriças e respostas rápidas a crises.
Raquel Vaz Pinto
Raquel Vaz Pinto é Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-Nova). Membro da Comissão Científica do Fórum Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política (2012- 2016). São interesses de investigação: Política Externa e Estratégia Chinesa; EUA e o Indo-Pacífico; Europa e o mundo. Membro do Clube de Lisboa.
Stella Ghervas
Stella Ghervas é Professora de História, Newcastle University. Estuda História europeia (do Iluminismo ao presente), incluindo Rússia, Europa Oriental e Balcãs. Os interesses atuais são a história da paz e da sua construção e a história intelectual e marítima da Rússia. À Conquista da Paz, Desassossego, 2022 (Conquering Peace, Harvard University Press, 2021) é a publicação mais recente.
Teresa Cravo
Teresa Cravo é Professora de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi Investigadora Visitante no African Studies Centre da Universidade de Oxford e nas Universidades de Westminster e de Monash. A sua investigação centra-se na paz e violência, segurança, desenvolvimento, intervencionismo global e política externa. Doutorada pela Universidade de Cambridge. Membro do Clube de Lisboa.
Antonia Colibasanu
Antonia Colibasanu é Chefe de Operações do Geopolitical Futures. É analista de economia internacional e segurança europeia. Leciona na Universidade Nacional de Estudos Políticos e Administração Pública da Roménia e na Universidade de Defesa Nacional da Roménia Carol I. É doutorada em Economia e Negócios Internacionais pela Academia de Estudos Económicos de Bucareste.
Jaseem Ahmed
Jaseem Ahmed é Secretário-Geral do Islamic Financial Services Board (2011-2017), Kuala-Lumpur. Foi Diretor do Setor Financeiro, de Gestão Pública e Comércio do Departamento do Sudeste Asiático do Banco Asiático de Desenvolvimento. É membro do Grupo Consultivo do Comité de Basileia para a Supervisão Bancária. Tem um M.Phil (Economia) pela Universidade de Yale.
Luís Tomé
Luís Tomé é Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa, Diretor do Departamento de Relações Internacionais e do OBSERVARE. Investigador integrado no IPRI-NOVA. Investiga as Relações Internacionais, a Geopolítica e a Segurança, com foco nas regiões Euro-Atlântica, Eurásia e Ásia-Pacífico. Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Membro do Clube de Lisboa.
Manuel de Araújo
Manuel de Araújo é Presidente do Conselho Municipal Executivo de Quelimane, onde venceu todas as eleições autárquicas desde o seu início em 2011. É Vice-Presidente para África do ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade). Graduou-se no Instituto Superior de Relações Internacionais Joaquim Chissano, em Maputo. É Doutorado em Economia pela Universidade de East Anglia.
Rita Babihuga-Nsanze
Rita Babihuga-Nsanze é Economista-Chefe da Africa Finance Corporation. Foi diretora do Barclays Investment Bank, Reino Unido, onde liderou a pesquisa macro sobre a África Subsaariana. Foi vice-presidente da Moody's Investors Service, com enfoque nas classificações de créditos soberanos na África Subsaariana. Cofundadora da Intelligence Africa. Tem um PhD em Economia pela Clark University.
Bernardo Ivo Cruz
Bernardo Ivo Cruz é Secretário de Estado da Internacionalização do atual Governo português. Exerceu consultoria estratégica em Políticas Públicas e em Relações Internacionais e é Correspondente Académico da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. Obteve o doutoramento em Ciência Política pela Universidade de Bristol. Fundou e foi Global Managing Partner do True Bridge Consultancy Group. Membro do Clube de Lisboa.
Ana Margarida Sousa
Ana Margarida Sousa é Investigadora do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA-IST), Membro dos Future Energy Leaders do World Energy Council, tem um doutoramento em curso em Engenharia de Petróleo. A carreira profissional inclui estudos em hidráulica, recursos hídricos, petróleo e gás. Transição energética, mudanças climáticas e sustentabilidade são interesses principais de investigação.
Graça Carvalho
Graça Carvalho é Deputada do Parlamento Europeu no grupo PPE. Desempenhou vários cargos na Comissão Europeia, entre eles conselheira do Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação e conselheira principal do presidente da Comissão. Foi duas vezes Ministra das áreas da Ciência, Ensino Superior (e Inovação). É Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.
Jorge Moreira da Silva
Jorge Moreira da Silva é Presidente da Plataforma para o Crescimento Sustentável. Foi Diretor da Direção de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE (2016-2021). Foi Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (2013-2015), Secretário de Estado do Ambiente (2004-2005) e da Ciência e Ensino Superior (2003-2004). Foi também deputado aos Parlamentos Português e Europeu.
Muto Megumi
Muto Megumi é Vice-presidente para o Financiamento do Desenvolvimento, Parcerias e Mobilização da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). Representa o Japão como vice-presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas de Financiamento do Desenvolvimento do CAD/OCDE. Ocupou cargos de direção no Ogata Sadako Research Institute for Peace and Development and Global Environment Department.
Paulo Portas
Paulo Portas é Vice-Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa. Sócio-fundador da Vinciamo Consultoria (análise estratégica e business intelligence). Foi Vice-Primeiro-Ministro (2013-2015), Ministro dos Negócios Estrangeiros (2011-2012) e Ministro da Defesa (2002-2005). Foi deputado durante oito mandatos. É comentador de política internacional na TVI. Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Lisboa.
Andrés Velasco
Andrés Velasco é Diretor da Escola de Políticas Públicas da London School of Economics and Political Science (LSE), Ministro das Finanças do Chile (2006–2010). Tem um PhD. em economia pela Universidade de Columbia. Tem realizado consultoria para o FMI, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e para governos, bancos centrais e empresas privadas em todo o mundo.
Andrew Sheng
Andrew Sheng é Presidente do George Town Institute of Open and Advanced Studies, Penang, Malásia. Desempenhou cargos de direção em bancos centrais e instituições de regulação financeira na Ásia, e publica e é comentador sobre finanças globais. Em abril de 2013, foi nomeado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Cristina Casalinho
Cristina Casalinho é Membro não executivo do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Diretora Executiva da Agência Portuguesa de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública (2014-2022). Anteriormente, durante nove anos, foi Economista-chefe no Banco BPI. É economista, com mestrado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa.
Joana Petiz
Joana Petiz é Subdiretora do Diário de Notícias e Diretora executiva do Dinheiro Vivo. Jornalista há mais de vinte anos, a maior parte deles em publicações económicas. Iniciou a carreira no Independente, de onde transitou para o Diário Económico, e fez parte das equipas que fundaram o Jornal I e o Dinheiro Vivo.
José de Matos
José de Matos é Consultor da Administração do Banco de Portugal. Presidente dos Conselhos de Administração na SG Fundos Pensões BdP e na Valora, SA. Entre outros cargos exercidos, figuram os de Presidente da Caixa Geral de Depósitos (2011-2016), Vice-Governador do Banco de Portugal (2002- 2011) e Governador substituto por Portugal no Fundo Monetário Internacional (2007-2011).
Daniela Braga
Daniela Braga é Fundadora e CEO da Defined.ai. Detém uma formação híbrida, em linguística, engenharia e Inteligência Artificial. Membro da Rede de Especialistas do Fórum Económico Mundial, o Goldman Sachs integrou-a na lista dos 100 empreendedores mais “intrigantes” de 2021 e a Forbes America colocou a Defined.ai nas 50 empresas mais promissoras de inteligência artificial.
Graça Canto Moniz
Graça Canto Moniz, é Head of PrivacyFUTURA. Professora Auxiliar, Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa, Doutorada em Direito pela Universidade NOVA de Lisboa. Em 2015, venceu a categoria de investigação do prémio Europeu António Sousa Franco com o ensaio “Compreender o ativismo judicial do TJUE. A ‘explicação’ de Ronald Dworkin”.
Lino Santos
Lino Santos é Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), em cuja criação participou. Coordenou a área de Computação Avançada e Segurança na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e mestre em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa.
Manuel João Ramos
Manuel João Ramos é Professor Associado de Antropologia (com Agregação) do Iscte-IUL e Investigador Integrado no Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL). Especialista em antropologia simbólica, é também artista - desenhador e ilustrador, com trabalho publicado - e ativista pelos direitos civis. Como autor, as suas publicações são amplamente consultadas em bibliotecas de vários países. Membro do Clube de Lisboa.
Soumitra Dutta
Soumitra Dutta é Diretor da Said Business School, Universidade de Oxford. Fundador da Cornell SC Johnson College of Business e desempenhou funções de liderança no INSEAD. Copresidiu ao Global Future Council on Innovation Ecosystems do Fórum Económico Mundial. Consultor de empresas e governos nas áreas da tecnologia e inovação. Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade da Califórnia, Berkeley.
Rui Tavares
Rui Tavares é Professor da Universidade Nova de Lisboa, Deputado à Assembleia da República e Vereador da Câmara Municipal de Lisboa pelo Partido Livre. Deputado ao Parlamento Europeu (2009-2014). Membro de grupos de reflexão sobre a UE e a política internacional nas Universidades de Princeton e Columbia. Doutor em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales.
João Maria Jonet
João Maria Jonet é Consultor em Relações Públicas e editor de @o_paragrafo e do @jornalcronico. Graduou-se em Ciência Política e Relações Internacionais e é muito ativo na realização de campanhas e na área de organização, sempre na procura de melhor entender o funcionamento interno das instituições e dos parceiros sociais.
Carlos Moedas
Carlos Moedas é Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Foi Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação (2014-2019), Secretário de Estado do Primeiro-Ministro, Deputado, Cofundador e gestor da Crimson Investment Management, Diretor Geral da Aguirre Newman, Associado do Eurohypo Real Estate Investment Bank, Associado do Goldman Sachs e Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.
João Gomes Cravinho
João Gomes Cravinho é Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Foi Ministro da Defesa Nacional (2018-2022), Embaixador da União Europeia no Brasil (2015-2018) e na Índia (2011- 2015) e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2005-2011). Foi Professor de Relações Internacionais na Universidade de Coimbra. Doutor em Ciência Política pela Universidade de Oxford. Membro do Clube de Lisboa.