A conferência

Na 6ª edição das Conferências de Lisboa refletimos e debatemos os desafios e perigos do nosso Mundo Dividido.

O mundo está dividido, com o multilateralismo e a globalização a perderem terreno para jogos de potências, para o protecionismo e para o regionalismo, num quadro de ameaças existenciais, que vão desde as alterações climáticas ao rearmamento. Estas dinâmicas ocorrem em paralelo com avanços em vários domínios, desde as constantes inovações no digital a desenvolvimentos revolucionários na medicina.

Este é um ano marcado por escolhas eleitorais um pouco por todo o mundo - não apenas nas democracias. Entre essas escolhas, destacam-se as das eleições nos EUA, que terão fortes impactos internos e externos - alguns dirão independentemente dos resultados. No espaço europeu, diversos atos eleitorais levarão provavelmente a um maior grau de divisão na UE e dentro dos países membros.

Não sabemos hoje como será a situação em locais como a Ucrânia, o Médio Oriente, Taiwan, ou em várias regiões de África e do Sul da Ásia no futuro próximo. Porém, os cenários e narrativas correntes apontam para rotas de maior rivalidade entre as principais potências mundiais, com o acentuar da multipolaridade, a erosão do multilateralismo e um maior grau de divisão e conflitualidade.


Oradores


Programa


10 outubro 2024

Quinta-feira
 

9H45-10H15

Sessão de Abertura


 

10H15-13H00 

A Guerra como prolongamento da Geopolítica

 

14H30-17H15

A Geopolítica dos minerais críticos e da transição energética

 

17H15-17h45

O Jornalismo em tempo de guerra

 

21H

Um Mundo Dividido*

* restrita a palestrantes e convidados do jantar da Conferência

 

​​​​​


Fundação Calouste Gulbenkian

Auditório 2

A conferência decorre apenas em formato presencial

INSCRIÇÃO

 

Inscrições gratuitas e obrigatórias.

 

Parceiros Fundadores

Parceiros Institucionais

Patrocínios e Apoios