eBook já disponível
Esta publicação bilingue (PT/EN) resume as intervenções e debates da Conferência online "O Oceano que pertence a todos", realizada a 22 e 23 de fevereiro de 2021. A Conferência teve por finalidade contribuir para a Literacia do Oceano e aumentar a sensibilização pública para a agenda global sustentável, permitindo às pessoas compreenderem melhor estas questões e serem capazes de influenciar o papel e a ação dos decisores em assuntos relacionados com a utilização pacífica e sustentável dos recursos marítimos.
A conferência
Desde que as Nações Unidas declararam 1998 como o Ano Internacional do Oceano, o conhecimento que dele temos cresceu de tal modo que hoje sabemos quão crucial é para as mudanças globais.
2021 inaugura a Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável, sob o lema “conseguir, em conjunto, o Oceano que precisamos para o futuro que queremos”, estando previstas diversas conferências internacionais, incluindo em Portugal.
O Clube de Lisboa, associação privada não-lucrativa, dedicada a promover a reflexão e o debate sobre desafios globais, dirigindo a sua atividade a um largo espectro de públicos, com um foco particular à juventude, está bem colocado para organizar uma dessas conferências.
O Oceano que pertence a todos tem por finalidade contribuir para a Literacia do Oceano e para aumentar a sensibilização pública para a necessidade de preservação da biosfera e para expandir uma agenda global sustentável e pacífica.
Os temas, a serem tratados em sete painéis, ilustram alguns dos desafios maiores relativos ao Oceano, que nos confrontam a todos, países e pessoas.
Os participantes, académicos, ativistas ambientais, políticos, militares, líderes e gestores de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, são especialistas nos respetivos temas. O último painel, em modo de mesa-redonda, é composto por jovens ativistas de diversas geografias oceânicas que refletirão sobre os temas da Conferência e reforçarão a participação do público mais jovem no palco.
O evento é organizado com a cooperação da Embaixada do Japão em Portugal e em colaboração com a Agência Marítima de Segurança Europeia (EMSA), com a parceria da Fundação Oceano Azul, do Instituto Hidrográfico Português e da Sustainable Ocean Alliance(SOA) Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).
Francisco Seixas da Costa
Maja Markovčić Kostelac
Tiago Pitta Cunha
Bernhard Friess
Atsushi Sunami
Eugénia Barroca
Fernando Melo Gomes
Duarte Bué Alves
Tetsuo Kotani
Larry Mayer
Carlos Ventura Soares
Jorge d’Almeida
Kristina Maria Gjerde
Karen Sack
Francisco Duarte Lopes
João Gomes Cravinho
Leendert Bal
Kaitlin Meredith
Timothy Walker
Ricardo Serrão Santos
Naoko Ishii
António Costa e Silva
Marina Porto
Manuel Heitor
Samuel Collins
Daniel Cáceres Bartra
Nagisa Yoshioka
Aristyo Rizka Darmawan
Daniela Risaro
Ailars David
Peter Thomson
Francisco Seixas da Costa
Francisco Seixas da Costa é presidente do Clube de Lisboa. É administrador não-executivo da Jerónimo Martins SGPS e da Mota-Engil Africa NV e consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Embaixador junto da ONU, da OSCE, da UNESCO, no Brasil e em França. Foi Secretário de Estado dos Assuntos europeus e diretor executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. Desde 2013 é membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Nova de Lisboa. Leciona na Universidade Autónoma de Lisboa. Publicou vários livros e artigos sobre relações internacionais e segurança e é colunista em dois jornais diários. É licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa.
Maja Markovčić Kostelac
Maja Markovčić Kostelac é a Diretora Executiva da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) desde janeiro de 2019. Iniciou funções profissionais como advogada marítima, tendo adquirido uma longa experiência no domínio marítimo, tanto no setor público como privado. Antes de ingressar na EMSA, Maja Markovčić Kostelac foi Secretária de Estado do Ministério do Mar, Transportes e Infraestruturas da Croácia. Nessa função, liderou a delegação croata numa série de fora internacionais na ONU, Organização Marítima Internacional e Organização Internacional do Trabalho. Também ocupou o cargo de Diretora da Associação de Armadores Croatas (Mare Nostrum).
Tiago Pitta Cunha
Tiago Pitta Cunha é Diretor da Comissão Executiva da Fundação Oceano Azul. Previamente, entre outros cargos e funções, foi conselheiro do Presidente da República para o Ambiente, Ciência e Assuntos Marinhos e assessor do Presidente da Assembleia Geral da ONU, tendo sido conselheiro na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas. Representou Portugal na Convenção do Direito do Mar nas Nações Unidas. Foi também membro do Gabinete do Comissário Europeu para os Assuntos Marítimos. Tiago tem advogado a importância estratégica do Oceano e dos Mares para Portugal e para a Europa por mais de duas décadas. É licenciado em direito pela Universidade Católica de Lisboa e tem a Legis Magister em Direito Europeu e Internacional pela London School of Economics and Political Science.
Bernhard Friess
Bernhard Friess é, desde 2017, Diretor de Política Marítima e Economia Azul na Direção Geral de Assuntos Marítimos e Pescas, DG MARE, da Comissão Europeia. Na sua carreira na Comissão Europeia desempenhou diversas funções, nas áreas da Política do Mercado Comum, Política da Concorrência, Política Marítima e de Pescas, e também nas áreas de Educação e Formação. Foi Chefe da Unidade responsável pela concorrência nos domínios bancário, de seguros, títulos de propriedade e serviços financeiros, Chefe da Unidade de coordenação da política do mercado comum, Diretor de planeamento, pessoal e comunicações, e Diretor de política marítima e pescas no Atlântico, Ártico, Mar do Norte, Mar Báltico e para as regiões mais remotas da União Europeia. Bernhard Friess é graduado em direito pela Universidade de Munique.
Atsushi Sunami
Atsushi Sunami é presidente da Sasakawa Peace Foundation e do respetivo Ocean Policy Research Institute. Foi conselheiro executivo do Presidente da referida fundação, professor adjunto do Instituto Nacional de Pós-Graduação para Estudos Políticos (GRIPS) e Professor Convidado da Organização de Investigação para Inovação em Nanotecnologia e Vida, da Universidade Waseda. Anteriormente, fez parte do Conselho Consultivo para a Promoção da Diplomacia em Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores e do Painel de Especialistas em Política Básica do Conselho de Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Tem diversas publicações e é doutorado e mestre em Ciência Política pela Universidade de Columbia e Licenciado (BSFS) pela Universidade de Georgetown.
Eugénia Barroca
Eugénia Barroca é consultora da Sustainable Ocean Alliance (SOA), representante Lusófona e para a Europa e presidente do SOA Ocean Hub Portugal. É Embaixadora da Escola Azul e terminou recentemente o mandato como Jovem Embaixadora do Atlântico de Portugal, sendo agora mentora da nova geração. Nos últimos 10 anos, teve um papel ativo em vários projetos de voluntariado ambiental, de organizações nacionais a internacionais. Com foco principal na comunicação científica, organizou eventos comunitários, como limpezas de praias, palestras informativas, visualização de documentários, debates e exposições de arte, a fim de envolver diferentes elementos da sociedade na sustentabilidade do Oceano. É licenciada em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve.
Fernando Melo Gomes
O Almirante (na reserva) Fernando Melo Gomes é Coordenador do Grupo de Acompanhamento da Extensão da Plataforma Continental Portuguesa. Foi Chefe do Estado-Maior da Armada e serviu na Casa Militar da Presidência da República. Ao serviço da UE e da NATO, foi comandante da European Maritime Force, e da STANAVFORLANT, a atual Standing NATO Maritime Group One, no período em que pela primeira vez se ativou o artigo 5º, após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Foi segundo comandante do Comando Aliado Conjunto da NATO, sedeado em Lisboa. Distinguiu-se ao comandar com sucesso uma operação de resgate na Guiné-Bissau, durante a guerra civil de 1998, na qual foram evacuadas cerca de 1200 pessoas, de diversas nacionalidades.
Duarte Bué Alves
Duarte Bué Alves é Representante Permanente Adjunto de Portugal junto da OCDE, em Paris. É diplomata desde 1999, tendo servido em Luanda, Bruxelas e Tóquio entre 2004 e 2011. Foi chefe de gabinete e assessor diplomático da Ministra da Agricultura e do Mar (2011-2015). Enviado para a preparação da abertura do Consulado Geral de Portugal em Cantão (2015). Chefe de Divisão para as Ameaças Transnacionais (2016-2017). Autor de 'Diplomacia Azul - o mar na política externa portuguesa' e vários artigos sobre o mar e outros assuntos de relações externas, publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiros. Licenciado em Direito e mestre em Estudos Europeus.
Tetsuo Kotani
Tetsuo Kotani é membro sénior do Instituto de Relações Internacionais do Japão (JIIA) e Professor de Estudos Globais da Universidade Meikai em Urayasu. Previamente, desempenhou várias funções em diversas instituições académicas e não-académicas, em questões relacionadas principalmente com a Aliança EUA-Japão, a Segurança Marítima e a Geopolítica e Geoestratégia. Escreveu várias publicações sobre estes assuntos, em revistas e jornais académicos. Kotani recebeu uma bolsa de estudos de segurança do Instituto de Pesquisa para a Paz e Segurança e foi premiado em 2004 com o Prémio do Ministro da Defesa. Terminou com sucesso a parte escolar do doutoramento em Ciência Política, é mestre em Estudos Americanos pela Universidade Doshita e tem um B.A. em Educação pela Universidade Oska Kyoiku.
Larry Mayer
Larry Mayer é professor, diretor e fundador do Centro de Mapeamento Costeiro e Oceânico da Universidade de New Hampshire e codiretor do Centro Hidrográfico Conjunto NOAA / UNH. Larry participou e foi cientista-chefe ou cocientista-chefe de várias expedições marítimas e tem várias publicações em geologia marinha e em geofísica. Foi membro do Painel do Presidente sobre Exploração Oceânica e da Task Force para a Extensão da Plataforma Continental, do Departamento de Estado. Em 2017 foi eleito para o Hall of Fame da Hydrographic Society of America, em 2018 foi eleito membro da National Academy of Engineering e em 2019 foi eleito membro estrangeiro da Royal Swedish Academy of Sciences.
Carlos Ventura Soares
Carlos Ventura Soares é Contra-Almirante da Marinha Portuguesa e diretor-geral do Instituto Hidrográfico Português, sendo especializado em hidrografia e oceanografia. É autor de várias comunicações e publicações nas áreas das ciências do mar e das políticas e estratégias marítimas. Representou Portugal em diversos “fora” internacionais no âmbito militar e científico. É o atual chairman do Steering Committee do NATO Maritime GEOMETOC Centre of Excellence, presidindo também à Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental. É membro da Academia de Marinha, Sociedade de Geografia de Lisboa e da Ordem dos Engenheiros. É Mestre em oceanografia física pela Naval Postgraduate School, Monterey, USA.
Jorge d’Almeida
Jorge d’Almeida é sócio-gerente da SACONSULT. Tem mais de 40 anos de experiência no setor marítimo-portuário. Após 15 anos na Armada, trabalhou 12 anos nos EUA, com funções de chefia na J.J.Henry Co. e na U.S.Lines Inc, onde liderou a construção do, até então, maior projeto de construção naval comercial, na Coreia do Sul. Em Portugal, dirigiu as operações comerciais da Portline e foi administrador delegado da Soponata. Participou no lançamento do mega-terminal de contentores em Sines, onde foi Administrador Delegado da PSA Sines. Colabora com a Clover Venture Partners e é professor convidado da Nova School of Business and Economics. É Mestre em Arquitetura e Engenharia Naval pelo MIT e MBA em Finanças e Negócios Internacionais pela Universidade de Nova Iorque.
Kristina Maria Gjerde
Kristina Maria Gjerde é consultora sénior para o alto mar do Programa Global Marinho e Polar da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Graduada pela New York University, School of Law, publicou extensamente sobre pescas, navegação, direito do mar e conservação marinha e tem assessorado governos, organizações internacionais e organizações não governamentais. Kristina Gjerde especializou-se em admiralty law no escritório de advocacia Lord, Day & Lord da cidade de Nova York e representou o World Wildlife Fund na Organização Marítima Internacional em Londres. Ela cofundou e trabalha nas direções da Global Ocean Biodiversity Initiative, da Sargasso Sea Alliance, do Deep Ocean Stewardship Initiative e da High Seas Alliance.
Karen Sack
Karen Sack é a CEO da Ocean Unite. Ela tem mais de 20 anos de experiência de trabalho em organizações não governamentais internacionais em questões ambientais. Anteriormente, foi Diretora Sénior para International Oceans na The Pew Charitable Trusts, onde ajudou a iniciar a Comissão Global do Oceano. Antes disso, foi chefe da Unidade Política e de Negócios da Greenpeace International e chefe da respetiva campanha internacional para os oceanos. Em 2004, Karen foi a primeira pessoa de uma organização não governamental a falar numa sessão regular da Assembleia Geral das Nações Unidas, representando as preocupações de mais de 60 grupos de todo o mundo sobre a situação do nosso Oceano. Ela é membro da Rede de Especialistas do Fórum Económico Mundial.
Francisco Duarte Lopes
Francisco Duarte Lopes é Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, desde 2017. Diplomata de carreira, esteve colocado nas embaixadas em Islamabad e Copenhaga e na Representação Permanente de Portugal junto da UE, em Bruxelas. No Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, trabalhou na Direção-geral de Assuntos Consulares, no Departamento Geral de Administração, na Direção-geral dos Assuntos Europeus e na Direção-geral de Política Externa. Exerceu igualmente funções de assessor diplomático do Primeiro-ministro e de chefe do gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus.
João Gomes Cravinho
João Gomes Cravinho é Ministro da Defesa Nacional. Previamente, foi Embaixador da União Europeia na Índia e no Brasil, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e presidiu ao Instituto da Cooperação Portuguesa. Foi consultor do Instituto de Defesa Nacional, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Comissão Europeia e do Banco Mundial. Autor do livro Visões do Mundo, publicou numerosos artigos sobre política de defesa, cooperação e relações internacionais. Foi Professor de Relações Internacionais na Universidade de Coimbra e Professor Convidado no ISCTE e na Universidade Nova de Lisboa. Concluiu o curso Leadership for Senior Executives na Harvard Business School e é doutorado em Ciência Política, pela Universidade de Oxford, com Mestrado e Licenciatura pela London School of Economics.
Leendert Bal
Leendert Bal é Chefe do Departamento de Segurança, Proteção e Vigilância da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA). O Departamento lida com uma série de questões, como segurança de navios, locais de refúgio, proteção marítima, cibersegurança e vigilância marítima. Começou a trabalhar na EMSA como conselheiro político do Diretor Executivo e fez parte da iniciativa ESA-EMSA para criar uma capacidade SAT-AIS para a Europa. Anteriormente, foi Adido de Transporte em Bruxelas na Representação Permanente da Holanda na União Europeia e tem trabalhado para o Ministério Holandês de Transportes e Obras Públicas, o Instituto Holandês de Relações Internacionais “Clingendael” e a Universidade de Utrecht. Leendert tem um mestrado em História das Relações Internacionais pela Universidade de Utrecht.
Kaitlin Meredith
Kaitlin (Kate) Meredith é coordenadora do Programa Global sobre Crime Marítimo (GMCP) do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Trabalhou no UNODC GMCP durante oito anos, em vários postos de trabalho, incluindo Nairobi, Mogadíscio, Bangkok e Lisboa, liderando o desenvolvimento e implementação de programas de capacitação nacionais, regionais e globais voltados para o combate ao crime marítimo. Antes de ingressar no UNODC, Kaitlin trabalhou para o Governo do Canadá nos Departamentos de Justiça e na Agência de Serviços de Fronteiras. É graduada em Direito Comum e Direito Civil e tem um MBA pela McGill University em Montreal, Canadá – a sua cidade natal. Em Lisboa, está co-localizada na Marinha (Forças Armadas Portuguesas).
Timothy Walker
Timothy Walker dirige o Projeto Marítimo e é Investigador sénior no escritório de Pretória do Instituto de Estudos de Segurança (ISS). Desde a sua integração no Instituto desempenhou diversas funções, começando em 2011 como estagiário no Programa sobre operações de paz e de manutenção da paz, tendo passado a consultor e depois a investigador e investigador Sénior a partir de 2017. Foi autor de diversos ISS Today tratando assuntos relevantes sobre a segurança marítima em África. As suas áreas de interesse incluem a segurança marítima, pirataria, a economia azul, relações China-África, teoria das relações internacionais e segurança humana. Tim tem um BA, um BA Hons e um mestrado em Estudos Políticos e Internacionais pla Universidade de Rhodes em Grahamstown, na África do Sul.
Ricardo Serrão Santos
Ricardo Serrão Santos é Ministro do Mar. Foi professor na Universidade dos Açores, onde também foi Pró-Reitor para os Assuntos Marítimos, Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas e Presidente do IMAR-Instituto de Investigação Marinha. Ricardo Serrão Santos tem dedicado o seu trabalho ao estudo da diversidade marinha e dos ecossistemas oceânicos e tem mais de 400 trabalhos publicados. É membro da Academia Portuguesa de Ciências e Membro Emérito da Academia de Marinha, tendo recebido diversa menções honrosas e prémios em Portugal e no estrangeiro. Foi deputado ao Parlamento Europeu entre 2014 e 2019. É doutorado em Biologia e Ecologia Animal pela Universidade de Liverpool.
Naoko Ishii
Naoko Ishii é diretora do Center for Global Commons e professora do Institute for Future Initiatives da Universidade de Tóquio. Ela foi CEO e presidente do Fundo Global para o Meio Ambiente e, antes disso, Vice-Ministra das Finanças. Liderou a delegação japonesa no Comité de Transição para o desenho do Fundo Verde para o Clima. Naoko Ishii trabalhou no Banco Mundial, no FMI e no Instituto Harvard para o Desenvolvimento Internacional e ensinou desenvolvimento sustentável e meio ambiente na Universidade Keio. Publicou diversos artigos e livros, dois deles premiados com o Prémio Suntory (1990) e o Prémio Okita Memorial (2004). Foi a primeira pessoa distinguida com o Prémio Memorial Enjoji Jiro 2006. Tem um BA e um Ph.D. pela Universidade de Tóquio.
António Costa e Silva
António Costa e Silva é presidente executivo da Partex Oil & Gas e Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. Em 2020, a convite do governo português, apresentou o plano de recuperação económica do país, na sequência do surto de pandemia de Covid-19. Iniciou a sua carreira na área dos petróleos na Sonangol em Angola e, na sua trajetória profissional foi, entre diversas funções e atividades, diretor executivo da Compagnie Générale de Geophysique, Diretor da Reservoir Engineering e Diretor de Operações na área corporativa do Instituto Francês do Petróleo em Paris. É licenciado em Engenharia de Minas pelo IST-UL, mestre em Engenharia dos Petróleos pelo Imperial College e doutorado na mesma área pelo Imperial College e pelo IST-UL.
Marina Porto
Marina Porto é Consultora de Sustentabilidade no Sofies e Co-presidente do Youth Policy Advisory Council da SOA. Anteriormente, ela trabalhou em diversos projetos e empresas relacionadas com sustentabilidade, economia circular, mudanças climáticas e políticas públicas, como a COWI e ONU Meio Ambiente. Ela também fundou dois projetos empreendedores em São Paulo, a Flor + 1 e a BeGreen Produtos Naturais. Marina participou da COP 24 e 25, UNEA 4, Fórum da Paz de Paris, C40 Summit e Our Ocean 2019. Ela é mestre em Economia Ambiental e de Recursos Naturais pela Universidade de Copenhaga e bacharel em Economia pelo Insper.
Manuel Heitor
Manuel Heitor é Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Entre outras funções foi Secretário de Estado da mesma pasta e, na academia, Presidente-Adjunto do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL). Fundou o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, IN+, do IST-UL, o qual foi nomeado em 2005 como um dos Top 50 Global Centers ofResearch on Management of Technology, pela International Association for the Management of Technology (IAMOT). Foi Research Fellow da Universidade do Texas em Austin, no Instituto IC2, Innovation, Creativity and Capital e Professor Visitante na Universidade de Harvard. É Professor Catedrático no IST-UL, sendo doutorado em Engenharia Mecânica pelo Imperial College de Londres.
Samuel Collins
Samuel Collins é gestor de projetos na Fundação Oceano Azul. As suas funções incluem o gerir da expansão internacional das iniciativas e redes da Fundação, com vista a aumentar a visibilidade das questões oceânicas nos centros de decisão. Atualmente trabalha na iniciativa RISE UP – uma Blue Call to Action que procura o apoio de vários parceiros para uma ambiciosa agenda para o Oceano e que foi apresentada aos membros e ao Secretário Geral das Nações Unidas na UN Ocean Conference Preparatory Meeting. Samuel tem larga experiência de trabalho de campo em recolha de dados para estudos genéticos de populações. É mestre em Métodos Quantitativos da Biodiversidade, Conservação e Epidemiologia pela Universidade de Glasgow e Licenciado em Biologia Molecular pela Universidade Heriot-Watt de Edimburgo.
Daniel Cáceres Bartra
Daniel Cáceres Bartra é representante da SOA para a Hispanoamérica, fundador e diretor executivo da SOA Peru. Fundador do grupo coletivo "Cuidando el Mar" e "RELLAC", é biólogo marinho e trabalhou e apoiou vários projetos de Política Marinha, Ecoturismo, Gestão, Educação e Comunicação para a conservação marinha e capacitação de jovens. Daniel realizou a primeira Reunião de Jovens sobre Mudança Climática no Congresso do Peru. Fez parte da delegação peruana para as COP 22, 23 e 25. Em 2015 foi o mais jovem Divemaster do Peru, em 2016 recebeu a medalha Hreljac pela sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do país e, em 2017, o Prémio Agente de Mudança da Scientific University of South.
Nagisa Yoshioka
Nagisa Yoshioka é investigadora do Ocean Policy Research Institute em Tóquio. É especialista em Adaptação às Mudanças Climáticas e Economia do Desenvolvimento Ambiental. Está envolvida nos projetos Migrações Induzidas por Mudanças Climáticas em Pequenos países-ilhas do Pacífico, Roteiro para os Oceanos e Iniciativa para a Ação Climática, o Lixo Marinho, Mudanças Climáticas e Segurança, Financiamento de Risco para Adaptação às Mudanças Climáticas e Economia Azul (Financiamento Azul). Nagisa iniciou o seu percurso como jovem ativista em 2013, tendo sido líder do Climate Youth Japan. É bacharel em Economia pela Universidade de Kyoto e mestre em Estudos Internacionais pela Divisão de Estudos Ambientais da Escola de Graduação Frontier Sciences da Universidade de Tóquio.
Aristyo Rizka Darmawan
Aristyo Rizka Darmawan é docente e investigador do Centro de Políticas Sustentáveis para o Oceano na Faculdade de Direito da Universidade da Indonésia, onde também é membro do Centro de Jovens Líderes do Fórum do Pacífico para Políticas Sustentáveis do Oceano, um instituto de investigação de política externa sediado em Honolulu. Ele tem vários artigos em publicações internacionais sobre o mar do sul da China e sobre direito do mar. Em 2020, Arysto interveio na Sessão Especial de Jovens Líderes da 12ª Conferência anual do Mar do sul da China. Ele é bacharel em direito internacional pela Universitas Indonesia e mestre em direito internacional pela Fletcher School of Law and Diplomacy da Tufts University.
Daniela Risaro
Daniela Risaro é jovem embaixadora da Argentina na All-Atlantic Ocean. Presentemente, trabalha na administração pública no Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Buenos Aires. É uma oceanógrafa física a residir na capital da Argentina. Daniela Risaro ensina na Universidade de Buenos Aires sobre Dinâmica e Circulação do Oceano. É doutorada, tendo defendido uma tese sobre a variação a longo prazo da temperatura à superfície da água na placa continental patagónica do mar da Argentina e os respetivos impactos ecológicos. Neste momento está a fazer um mestrado em Políticas Públicas na Universidade Torcuato Di Tella em Buenos Aires.
Ailars David
Ailars David inciou recentemente atividades como profissional no domínio aquático e da aquacultura e é um jovem ativista do Oceano, sendo líder no Hub Tanzania da Sustainable Ocean Alliance. É chefe de operações da Arena Recycling Industry. É igualmente diretor executivo da ONG Viva Aqua Farm, em Dodoma. Antes da Arena, Ailars trabalhou na FETA (Fisheries Education Training Agency), na subestação de Sota, na Tanzania Fisheries Research Institute (TAFIR), como voluntário na Melck Sadik (Sameki), uma companhia privada de aquacultura de tilapia, e como estagiário na incubadora da Marina de Zanzibare. Tem um BSC em Aquacultura e Ciências Aquáticas da Universidade de Dodoma, onde realizou investigação.
Peter Thomson
Peter Thomson é Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Oceano. O Embaixador Thomson foi Representante Permanente das Fiji junto à ONU e Presidente da 71ª sessão da Assembleia Geral da ONU. Foi eleito presidente da sessão 2011-2012 da Assembleia da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos e Presidente do Conselho da sessão 2015-2016 da Autoridade. Peter Thomson presidiu ao Grupo dos 77 e China (2013) e foi Presidente do Conselho Executivo do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Escritório das Nações Unidas para Apoio a Programas (UNOPS). Como funcionário público do Governo das Fiji, dedicou muitos anos da sua vida a trabalhar nas áreas de desenvolvimento rural e, posteriormente das relações exteriores.
Teresa Firmino
Teresa Firmino é desde 1992 jornalista no Público e, a partir de 2012, editora de ciência do jornal. Em 2017 recebeu o Prémio Ciência Viva Montepio Media. Publicou vários livros de divulgação científica. O último, "O Futuro do Planeta – Tanto que está nas Nossas Mãos" (2020), editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. O primeiro, em co-autoria com Filomena Naves, "Portugal a Quente e Frio" (2009), debruça-se sobre alterações climáticas. É licenciada em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa, em 1992. Em 2008-2009, estudou jornalismo de ciência nos Estados Unidos, com uma bolsa da Knight Science Journalism Fellowships, no MIT.
Luísa Meireles
Luísa Meireles é diretora de informação da LUSA. Trabalhou 10 anos como advogada antes de entrar no Expresso onde foi editora internacional e redatora principal na secção política. Cobriu os últimos anos da União Soviética, as transições de regime no centro e leste da Europa e as guerras nos Balcãs. Luísa especializou-se em defesa, segurança e assuntos europeus. Em 2003 publicou com Loureiro dos Santos "E Depois do Iraque?" e, em 2008, "General Loureiro dos Santos - uma biografia". É auditora do Instituto de Defesa Nacional e membro da Associação Euromed-IHEDN. Licenciou-se em direito na Universidade de Lisboa e é pós-graduada em Assuntos Europeus pela Universidade Católica de Lisboa. Frequentou diversos cursos sobre como combater notícias falsas, no Google, Afp e First Draft.
António Pereira Neves
António PereiraNeves é, desde 1998, jornalista na Agência LUSA, onde atualmente trabalha sobre temas relacionados com o ambiente, a saúde e outras áreas no âmbito da ciência e da tecnologia. Anteriormente e também na LUSA, trabalhou temas de atualidade local e política e desempenhou funções de coordenação nas editorias Internacional & Lusofonia, Cultura e Multimédia. Foi repórter em acontecimentos internacionais como a Primavera Árabe no Egito, em 2011, e a COP25, em 2019. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e fez o curso de Técnicas de Agência do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Cenjor.
Ricardo Alexandre
Ricardo Alexandre é diretor adjunto da TSF, onde comenta política internacional e apresenta os programas O Estado do Sítio e Mapa Mundo. Previamente às suas funções na TSF, foi editor Internacional na RTP e foi diretor adjunto de informação da RDP, onde criou e apresentou, na Antena1, o programa Visão Global. (2005-2012). É investigador integrado do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e investigador colaborador do Observare da Universidade Autónoma de Lisboa. É doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, e Mestre em Sociedades e Políticas Europeias, em ambos os casos pelo ISCTE-IUL. É licenciado em Sociologia pela Universidade do Porto.
Rosália Amorim
Rosália Amorim é Diretora do Diário de Notícias e comentadora regular de Economia na RTP. Foi jornalista na Rádio Comercial, Editora do Dinheiro Vivo, Diretora Executiva da Media Rumo em Angola, Editora da “Exame”, Coordenadora da Economia e da “Única” do Expresso, Coordenadora da Inteligente Life -The Economist (versão portuguesa) e comentadora na SIC. É autora de “O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher” e co-autora com Rosa Lobato de Faria de “O Livro do Bem-Estar”. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa e tem formações diversas nas áreas da Economia e do Jornalismo, em instituições como a escola de negócios INSEAD, FLAD, Cenjor, Euronext Lisbon e Nova Business School. Fez o Programa de Alta Direção de Empresas da AESE Business School.
José Pedro Frazão
José Pedro Frazão é jornalista, editor e repórter na Radio Renascença, onde acompanha em particular as áreas internacional e do ambiente. Conduz debates semanais sobre temas europeus, políticos e sociais e coordena e modera frequentemente conferências, lançamentos de obras e painéis de debate em eventos públicos. Começou na rádio em 1989, em Torres Novas. Como repórter, esteve em zonas de conflito, como os Balcãs, o Paquistão e o Irão e cobriu os atentados de Londres de 2005. Recebeu prémios do Clube Português de Imprensa, American Club, Obciber (distinção colectiva) e Media Digital Sapo. É auditor do Curso de Defesa Nacional e licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa.
Virgílio Azevedo
Virgílio Azevedo é jornalista de Ciência e Ambiente do Expresso, onde foi editor de Assuntos Europeus e dos cadernos “Economia” e “XXI”. Ganhou o Prémio Gazeta de Imprensa 2018 do Clube de Jornalistas pelo trabalho "Investigação na Ilha Terceira - Contaminação nos Açores". Foi coordenador de estágios do Grupo Impresa e professor de Análise Quantitativa na Pós-Graduação em Jornalismo Multiplataforma da Universidade Nova de Lisboa. Organizou as conferências "Encontros com a Ciência" no Banco de Portugal. Foi cofundador da "Futuro", primeira revista portuguesa de ciência e coautor do livro "Nuclear - O debate sobre o novo modelo energético em Portugal" (2006).