O Anuário Janus é uma referência entre as publicações portuguesas na área das Relações Internacionais. Os seus autores são professores, investigadores, estudantes e especialistas em geral, com as mais variadas filiações académicas e profissionais.
Os artigos são disponibilizados online à medida que são entregues pelos autores e editados, estando disponíveis aqui. No primeiro trimestre do ano seguinte, os artigos são compilados numa publicação agregada, disponível também online e com um número limitado de exemplares impressos (para os autores, para personalidades e instituições de referência).
O Anuário Janus estuda a situação mundial, incluindo o relacionamento externo de Portugal. Procura uma abordagem holística das relações internacionais: desde as políticas externas dos governos, à comunidade das nações e às interações das sociedades, cruzando os domínios da política, diplomacia, estratégia, ambiente, economia, tecnologia, cultura ou dinâmicas sociais.
Os artigos que integram cada número do Anuário privilegiam fenómenos reais e dados concretos, desde o inventário de factos políticos às estatísticas económicas e sociais.
Cada número tem os artigos organizados em duas secções: uma secção geral sobre a conjuntura internacional, que integra os mais variados temas e perspetivas, e uma secção temática, que na edição de 2024 diz respeito às "Outras Guerras" (ou seja, conflitos violentos mais esquecidos ou menos mediáticos).
As normas de publicação podem ser consultadas aqui.
Chamada para artigos: Os artigos para a edição de 2024 do Anuário JANUS podem ser enviados até 31 de janeiro de 2025, para anuariojanus.observare@autonoma.pt.
------
Direção Editorial
Diretor: Luís Tomé
Subdiretor: Fernando Jorge Cardoso
Editora: Patrícia Magalhães Ferreira