As alterações climáticas são hoje fortemente impulsionadas pela atividade humana. Modelos de consumo, extração excessiva de recursos naturais, queima dos hidrocarbonetos, são aceleradores do aquecimento global e da depredação do planeta. Os efeitos desta alterações atingem de forma desproporcional paises e comunidades, com particular gravidade para populações mais vulneráveis, pelo impacto que têm nos modos de vida, nos habitats, na saúde e nos direitos humanos.
Estas são algumas das questões que foram tema de conversa desta Lisbon Speed Talk, entre Alessandra Farias Pereira e Paulo Carbonari, ativistas na proteção dos povos e comunidades tradicionais e na defesa dos direitos humanos no Brasil.
Esta Lisbon Speed Talk foi realizada no âmbito da campanha ClimateofChange, financiada pela União Europeia e apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
A sessão foi transmitida em direto no canal do Youtube e no Facebook do Clube de Lisboa.
As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.