A atual guerra no Sudão tem muito menor visibilidade que as guerras na Ucrânia e em Gaza. No entanto, é bem mais mortífera, com a morte de mais de um milhão de pessoas, a mais aguda crise de fome das últimas décadas, milhões de refugiados e deslocados e uma crise humanitária sem precedentes.
Com 800 quilómetros de fronteira com o Mar Vermelho, a guerra do Sudão poderá afetar mais de 10% do trânsito total de mercadorias e levar ao encerramento do canal do Suez - que significaria o colapso político e económico do Egito. O país é cada vez mais palco de lutas regionais de influência, com a Turquia, países do Golfo, a Líbia e a Arábia Saudita a dividirem apoios entre as duas partes em guerra - e com a influência russa a aumentar.
Nesta sessão, Ana Elisa Cascão, especialista nos conflitos na região, estará à conversa com a jornalista Cristina Peres sobre estes assuntos.
Com transmissão em direto no Facebook, LinkedIn e YouTube do Clube de Lisboa, onde poderão colocar questões e comentários. Disponível em Podcast, "À Hora Marcada" às segundas-feiras, no Spotify do Clube de Lisboa.
As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr.