Lisbon Speed Talk | As conturbadas relações Marrocos-Argélia: relevância para a UE

Marrocos e Argélia, dois países mediterrânicos e vizinhos do norte de África, partilham uma história de relações bem longa no tempo. Mais recentemente, em particular desde que Rabat anexou a antiga colónia espanhola do Saara Ocidental na segunda metade da década de 1970, as relações entre ambos pioraram, com a Argélia a apoiar as pretensões da Frente Polisário que exige um referendo sobre a autonomia e independência do território.

Ambos os países são considerados como estando na primeira linha de relações de vizinhança que se pretendem boas, para os países do Sul da Europa, com particular realce para Portugal e Espanha.

Por um lado, porque Marrocos tem uma ligação histórica bem forte à península Ibérica, onde os marroquinos se estabeleceram por cerca de sete séculos, projetando-se hoje como um parceiro económico de peso. Por outro lado, porque a Argélia é igualmente um parceiro económico de peso, com realce para o setor da energia.

Para nos falar sobre o tema das relações entre estes países e da sua importância para a Europa, teremos Isabel Alcario, que tem estudado as reformas políticas no norte de África e Raúl Braga Pires, investigador, correspondente e habitual comentador sobre temas do Magreb e do Mashreq.

A sessão será transmitida em direto no canal do Youtube do Facebook de Clube de Lisboa. Assista em direto e coloque as suas questões.

As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr.