Lisbon Speed Talk | Guerra da Ucrânia: implicações para a segurança da UE

A invasão russa da Ucrânia tem levado a União Europeia a tomar posições rápidas e inéditas, incluindo a decisão de fazer chegar ao teatro de operações equipamento militar letal em apoio à defesa ucraniana e o estabelecimento de rápidos consensos sobre o mais amplo leque de sanções alguma vez tomados pela União contra um país, e a levar vários países, entre os quais a Alemanha, a decidir aumentar sensivelmente os orçamento de defesa.

Qual o significado estratégico destas posições para a arquitetura de segurança europeia? Que implicações para a relação entre uma estrutura de defesa europeia e a NATO? Estas e outras questões foram temas da conversa entre o General Luís Valença Pinto, antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Portugal e a jornalista Luísa Meireles, especialista em questões políticas e de defesa e segurança na Rússia e leste europeu.

Pode (re)ver o debate no Facebook e YouTube do Clube de Lisboa (links diretos para os vídeos).

As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.