Lisbon Speed Talk | Igualdade de Género: porque é tão polémica?

No início de 2023, 13 mulheres ocupavam o cargo de chefe de estado ou de governo no mundo. O número mais alto da história. Os media acompanharam esta mudança ao conferirem à igualdade de género lugar de destaque nos jornais e telejornais por todo o mundo. A cobertura mediática estendeu-se a outros domínios da sociedade, desde a economia ao desporto, como é exemplo a atenção dada ao Mundial de Futebol Feminino em 2023.

Mas paralelamente à crescente mediatização da igualdade de género, também se multiplicam comentários e demonstrações que descredibilizam a idoneidade da mulher para desempenhar papéis que anteriormente lhe eram negados. Porque é a igualdade de género tão polémica? Que implicações teria a sua implementação generalizada? Qual o panorama global? 

Estas e outras questões foram debatidas entre Luísa Meireles, diretora de informação da Lusa, e Catarina Marques Rodrigues, jornalista e fundadora da Plataforma Gender Calling, na primeira de uma série de Lisbon Speed Talks no âmbito do projeto Human do Clube de Lisboa, direcionado para o público mais jovem.

A sessão foi transmitida em direto e está agora disponível no canal de Youtube e de Facebook do Clube de Lisboa. Poderá também ouvir a sessão em formato de podcast no Spotify.

As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr.

Esta Lisbon Speed Talk é realizada no âmbito do projeto Human - Desenvolvimento e Novos Desafios Globais - Conhecer para Agir em Prol da Justiça Global e do Combate ao Aquecimento Global", liderado pelo Clube de Lisboa.

Especialmente focada no ODS 5 da igualdade de género, esta Lisbon Speed Talk insere-se no princípio das Pessoas da Agenda 2030.