O Irão tem sido recorrentemente notícia por contínuas manifestações de rua contra o regime, a última das quais em curso e prevalecente desde o espancamento até à morte de uma jovem estudante de origem curda. Em paralelo, o país evidencia consideráveis avanços na produção de sofisticado equipamento militar, mormente mísseis balísticos e drones, estes últimos usados pela Rússia na guerra da Ucrânia.
Ponderando estes factos com as periclitantes negociações em curso sobre os limites de enriquecimento de urânio e tomando em conta a importância geopolítica do Irão, convidamos para refletir e debater sobre estes assuntos Paulo Casaca, diretor executivo do South Asia Democratic Forum, em Bruxelas e Sofia Lorena, especialista do Público em temas do Irão e da região do Médio Oriente.
Pode rever aqui esta Lisbon Speed Talk que ajuda a perceber melhor a complexidade da política e segurança interna do Irão.
As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.