Lisbon Speed Talk | O conflito da Líbia: envolventes geopolíticas e regionais

A atual guerra civil na Líbia, que perdura há cerca de uma década, tem implicações geopolíticas e regionais, com os contendores a receberem apoio ativo de países da região.

De um lado temos o Conselho Superior de Estado, sediado em Trípoli, na Tripolitânia, atualmente chefiado por um primeiro-ministro interino, devido a desentendimentos entre as principais fações que o compõem. Do outro lado, encontra-se a Câmara dos Representantes, com sede em Tobruk, na Cirenaica, assente nas forças do Exército Nacional Líbio, chefiadas pelo comandante Khalifa Haftar.

As duas partes chegaram a um acordo em 6 de junho, para a definição de um conjunto de projetos de lei para eleições presidenciais e parlamentares a realizar até final do ano, mas a situação mantém-se bastante volátil e nada garante o cumprimento ou a exequibilidade do acordo.

Para falar sobre estes temas contámos com Carlos Branco, especialista em assuntos estratégicos e da geopolítica e Fernando Costa Freire, com uma extensa experiência diplomática, incluindo nas Nações Unidas e de terreno em países do Médio Oriente e norte de África.

A sessão foi transmitida em direto no canal do Youtube do Facebook de Clube de Lisboa.

As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr.