O atual conflito no Iémen, que opõe o governo aos rebeldes houthis e que dura há quase uma década, extravasa claramente as clivagens entre os beligerantes, tendo estado nele envolvidos vários países da região, entre os quais a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Irão.
O Leste do Iémen, dominado pelos rebeldes é, do ponto de vista geopolítico, crucial para várias potências, dada a sua localização numa das entradas do Mar Vermelho, principal rota marítima entre o Índico e o Mediterrâneo, como se prova pela proliferação de bases militares em África, no Djibouti, frente ao Iémen.
Face às aproximações táticas que têm levado vários dos países do Médio Oriente a cooperar para a resolução dos conflitos em curso, o caso do Iémen merece uma consideração particular.
Para falar sobre estes temas contámos com a presença de Fernando Jorge Cardoso, Diretor executivo do Clube de Lisboa e José Monteiro Limão, Consultor em Assuntos Europeus em Bruxelas, com obra publicada sobre o conflito no Iémen e as suas repercussões regionais.
A sessão foi transmitida em direto no canal do Youtube e do Facebook do Clube de Lisboa.
As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.