Desde o fim da guerra fria e com particular incidência a partir do presente século, um conjunto de conflitos e mudanças levou à (re)afirmação de potências regionais. A Turquia é um desses casos, tendo a sua importância sido acrescida com a sua intervenção militar na Síria e o papel que tem desempenhado na guerra da Ucrânia.
Quais os seus interesses estratégicos e de segurança na região? Como concilia a pertença à NATO com o protagonismo que tem assumido na guerra entre a Rússia e a Ucrânia? Como tem evoluído a relação com a União Europeia, perante um processo de adesão que se arrasta há anos e que perspetivas se colocam para as eleições presidenciais Turcas de 2023.
Estes foram alguns dos temas dabordados nesta Lisbon Speed Talk, que contou com a presença de Isabel David, investigadora integrada do Instituto do Oriente do Instituto de Ciências Sociais e Políticas e José Pedro Tavares, correspondente do Expresso, SIC e Antena1 na Turquia.
O debate foi transmitido em direto no Facebook e YouTube do Clube de Lisboa.
As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.