Lisbon Speed Talk | Regimes políticos e democracia: África em perspetiva

Na presente década e depois de uma relativa acalmia política nas duas décadas anteriores, ocorreram 7 golpes de Estado em África, na zona do Sahel e na África central e ocidental - Guiné, Mali, Níger, Burkina Faso, Chade, Sudão e Gabão. Com a exceção do Gabão, estes países eram e continuam a ser objeto de ações de grupos extremistas violentos, de inspiração salafita.

Que similitudes e diferenças existem entre estes casos e de que forma a questão do Estado e dos regimes políticos afeta a instabilidade em várias regiões africanas? Em que medida a implementação de modelos de democracia liberal ou a defesa de valores universais (por vezes denominados de “ocidentais”), são parte do problema ou da solução?

Estes e outros temas foram abordados nesta Lisbon Speed Talk, que contou com a presença de João Bernardo Honwana, detentor de uma vasta experiência em situações e assuntos de paz e segurança e de Cristina Peres, jornalista do Expresso e ultimamente responsável pela elaboração de diversos podcasts sobre temas da atualidade africana.

A sessão foi transmitida em direto e encontra-se agora disponível no canal de Youtube e de Facebook do Clube de Lisboa. Poderá tabém ouvir a sessão em formato de podcast no Spotify

As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr.