A Síria, envolvida em conflitos civis violentos desde 2011, foi reintegrada na Liga Árabe a 7 de maio, terminando, assim, um interregno de 12 anos, durante os quais o regime de Bashar al-Assad sofreu as consequências do seu isolamento no mundo árabe sunita, tendo retido o poder em grande medida com o apoio ativo da Rússia.
Entretanto, no Iraque, as eleições de 27 de outubro de 2022 levaram ao poder Mohammed Shia' Al Sudani, um muçulmano xiita, após outro conhecido político rival, Moqtada al-Sadr, conhecido oponente da influência dos EUA (e do Irão) ter anunciado a sua retirada da vida política ativa em agosto desse ano.
Qual a real dimensão política das mudanças naqueles países? De que forma se relacionam com a aproximação entre o Irão e a Arábia Saudita? Está em curso uma reconfiguração estratégica do poder no Médio Oriente?
Estes e outros temasforam abordados nesta Lisbon Speed Talk, que contou com a presença de Ana Elisa Cascão, especialista em assuntos africanos e do Médio Oriente e Leonídio Paulo Ferreira, subdiretor do Diário de Notícias.
A sessão foi transmitida em direto no canal doYoutube e no Facebook do Clube de Lisboa.
As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.