Lisbon Talk debateu os desafios das novas lideranças europeias

As instituições da União Europeia (UE) têm novas lideranças e composição para os próximos anos. Estas novas lideranças enfrentam grandes desafios, uma vez que o contexto em que os líderes europeus tomam posse é particularmente difícil e adverso, quer porque o contexto internacional piorou consideravelmente, quer porque a UE tem vivido grandes crises internas que continuam latentes.

Este foi o tema de debate da Lisbon Talk realizada a 15 de novembro de 2019, com a participação de Miguel Poiares Maduro, Marina Costa Lobo e moderação de Bernardo Ivo Cruz.

 

No plano internacional, a quebra no enquadramento protetor dos Estados Unidos e nova lógica "transacional" da sua política externa, bem como o relacionamento com a China e a Rússia foram alguns dos aspetos abordados.

No plano interno, as várias crises recentes vieram colocar em causa a própria natureza da UE: o Brexit emergiu como um ataque à integridade da UE e à sua capacidade de atração, a crise da zona euro veio questionar a ideia de identificação da UE como uma região de prosperidade, e a chamada “crise dos refugiados” veio colocar em causa a ideia de que a UE é uma comunidade de cidadãos e não uma comunidade identitária. Estas crises expuseram profundas fraturas e tensões quer entre países do norte e sul da Europa, quer entre o leste e o ocidente, para além de terem contribuído para abrir crises eleitorais dentro de cada país, minando os partidos mainstream que tradicionalmente apoiam a União Europeia.

A ausência da reforma da zona euro das prioridades políticas anunciadas pela nova Comissão pode ser considerada preocupante, dada a sua importância para a coesão e convergência interna da UE. O papel da Alemanha e a tendência de intergovernamentalização, a inexistência de um orçamento europeu que permita implementar as políticas definidas, a diversidade de prioridades entre os países e da própria forma como encaram o projeto europeu, ou o impacto do Brexit foram alguns dos temas debatidos na Lisbon Talk.

 

A publicação-resumo das intervenções e debates estará brevemente disponível.