Lisbon Talk | Globalização e Protecionismo: cenários para a América Latina

Realizou-se, no dia 3 de abril, uma Lisbon Talk, organizada em colaboração com a Casa da América Latina, sobre os possíveis impactos para os países da América Latina, da nova onda de protecionismo económico impulsionada pelos Estados Unidos.

 

A instabilidade económica global provocada pelas taxas alfandegárias aprovadas, sem qualquer negociação, por Donald Trump, a quase todos os parceiros comerciais dos Estadows Unidos, acendeu um rastilho com repercursões ainda dificies de prever.

Quais os impactos imediatos destas decisões para os países da América Latina? Que tipo de resposta será dada a esta quebre de confiança económica e política?

Estas e outras questões foram o mote para o debate que decorreru na manhã de dia 3 de abril, na casa da América Latina, em Lisboa. Nesta Lisbon Talk, as intervenções iniciais couberam a  Filipe Vasconcelos Romão, Presidente da Câmara de Comercio Portugal Atlântico-Sul e a Alejandro Hernández Lacorte, Diretor Geral Bimbo Portugal.

A participação nestes debates é restrita e respeita as regras de Chatham House, ou seja, a informação pode ser partilhada, mas sem identificação dos participantes, dos seus títulos ou cargos institucionais, o que incentiva a um diálogo franco e aberto.

Este foi o terceiro debate de uma série temática sobre a América latina, que o Clube de Lisboa promove em conjunto com a Casa da América Latina em Portugal. Em 21 de março de 2024, realizou-se a primeira Lisbon Talk desta série, sobre as "Implicações para a América Latina da Rivalidade EUA-China" e em 28 de novembro de 2024, a segunda, sobre o impacto dos resultados eleitorais das presidenciais norte-americanas para a região e os países da América Latina.