Marque na sua agenda! 4ª Conferência de Lisboa, 14-15 maio 2020

A Aceleração das Mudanças Globais é o tema da 4ª Conferência de Lisboa, que se realiza a 14 e 15 de maio de 2020 na Fundação Calouste Gulbenkian.

A aceleração das mudanças globais está a afetar cada vez mais o ambiente e os nossos modos de vida, com o futuro a entrar rapidamente no presente, forçando pessoas, sociedades e sistemas políticos a enfrentarem novas realidades – algumas das quais difíceis de compreender ou até de reconhecer.

Assim, a 4ª Conferência de Lisboa centra-se em fatores impulsionadores dessas mudanças, que estão subjacentes e impedem ou promovem a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os catalisadores das mudanças globais em discussão são as Alterações Climáticas, Transições Energéticas, RevoluçãoTecnológica, Modelos de Crescimento, Tendências Demográficas, e Desafios (Geo)Políticos.

Os temas serão debatidos no quadro dos Pilares da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias – este último abordado de forma transversal.

PLANETA

Porque divergimos sobre a ação climática

Que energia para o futuro?

PROSPERIDADE

Impacto das acelerações tecnológicas nas nossas vidas

Dilemas da desigualdade

PAZ

Democracia liberal e multilateralismo sob ataque

PESSOAS

Oito mil milhões de pessoas, e então?

O medo como instrumento político

As Conferências de Lisboa são organizadas pelo Clube de Lisboa em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), Câmara Municipal de LisboaInstituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID) e União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), sendo acolhidas pela Fundação Calouste Gulbenkian. As Conferências de Lisboa são realizadas com o alto patrocínio da Presidência da República.

Mais informações em breve!