O atual contexto do Desenvolvimento Global é muito diferente de 2015, quando o mundo se uniu para estabelecer um roteiro de Desenvolvimento equilibrado a nível económico, social e ambiental – na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – para acordar uma ação climática abrangente – no Acordo de Paris – e para financiar conjuntamente os esforços de desenvolvimento – na Agenda de Ação de Adis Abeba. As várias crises interligadas e os desafios globais interpelam-nos sobre qual o nosso papel de cidadãos e sobre como podemos contribuir para o Desenvolvimento Global de forma consciente, informada e empenhada, com base nos valores que nos movem e nos princípios que nos sustentam enquanto Humanidade comum.
Como podemos, a partir de Portugal, perspetivar valores e princípios de solidariedade internacional, de direitos humanos, de atuação ética, responsável e dialogante entre os vários intervenientes, num mundo marcado pela confluência de diversas crises e disrupções, por disputas estratégicas e geopolíticas, e pelo aumento das desigualdades globais? De que formas podemos, neste contexto, exercer a nossa cidadania global e desenvolver esforços conjuntos para promover um desenvolvimento global mais equitativo, inclusivo e sustentável? Estas são questões de base que motivam o novo projeto "Desafios Globais para um Desenvolvimento Global".
O projeto irá contribuir para reposicionar os temas do Desenvolvimento Global nas agendas públicas, políticas e mediáticas. Em termos temáticos as atividades incidem sobre 4 grandes desafios globais - Segurança, Ambiente, Governação global e Desenvolvimento - almejando um mundo mais seguro (safer), mais sustentável (greener) e mais justo (fairer).
Mais informações em breve!
Projeto implementado pelo Clube de Lisboa em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa e a Plataforma para o Cescimento Sustentável, com o cofinanciamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P.