O caso da Nigéria | 22 NOV | Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

No dia 22 de novembro, das 14.30 às 17.00, realizou-se na Sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), o primeiro do ciclo de seminários sobre a prevenção de extremismos violentos e a construção da paz, organizado pelo Clube de Lisboa, com a colaboração do KAICIID - International Dialogue Centre, com enfoque no papel do diálogo inter-religioso. 

Esta sessão incidiu sobre o caso da Nigéria e foi feita em parceria com o Núcleo de Relações Internacionais da FEUC, com o envolvimento do CES - Centro de Estudos Sociais. 


A sessão foi moderada por Fernando Jorge Cardoso, especialista em Estudos Africanos, Diretor Executivo do Clube de Lisboa, e Professor Catedrático Convidado da Universidade Autónoma de Lisboa. Os oradores que partilharam o seu conhecimento e experiência foram:

 

  • Maria Clara Gabriel de Oliveira, Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que leciona e investiga no âmbito da Política Social Global, combinando quadros analíticos dos domínios das Relações Internacionais, Ciência Política e Economia Política.

  • Padre Stephen Ojapah, sacerdote católico da Sociedade Missionária de São Paulo da Nigéria, que trabalha na diocese de Sokoto e que é também diretor do diálogo inter-religioso e ecuménico da diocese de Sokoto e pároco da St. Patrick’s Catholic Church Gidan Mai Kambu.

  • Imam Muhammad Nuruddeen Lemu, diretor de investigação e formação do Da'wah Institute of Nigeria, onde ministra cursos de formação de formadores sobre o reforço do diálogo inter-religioso, a resposta ao extremismo religioso entre os muçulmanos e a promoção da inteligência Shari'ah, ou pensamento crítico baseado na fé.

  • Mathias Yake, Especialista em Conflitos na Development Alternatives International (DAI), cujo trabalho incide sobre a análise de conflitos, com foco na facilitação do diálogo e na prevenção de extremismos violentos, de violência eleitoral e de conflitos etno-religiosos.