A CONFERÊNCIA
A pandemia COVID-19 é uma ameaça global e tem um impacto desproporcional sobre os países frágeis, particularmente aqueles afetados por conflitos, que já são os que mais estão fragilizados. Os membros do g7 + emitiram uma declaração conjunta de solidariedade e cooperação solicitando ações imediatas para mitigar o impacto da pandemia em pessoas em países frágeis com comunidades vulneráveis, pessoas deslocadas internamente e refugiados.
Esta conferência explorou por que os esforços nacionais devem ser combinados com cooperação internacional e solidariedade para uma luta bem-sucedida contra a COVID-19, bem como para uma vacinação rápida da população mundial, com ênfase particular em países afetados por conflitos e violência.
Este evento global contou com a participação de 19 participantes de 13 países, incluindo atuais e ex-membros de governos, entidades multilaterais, academia, setor privado, meios de comunicação social e sociedade civil.
eBook já disponível
Esta publicação bilingue (PT/EN) apresenta uma síntese das principais questões abordadas e as intervenções e debates da 2ª Conferência sobre Fragilidade dos Estados, realizada em junho de 2021. A conferência debateu as implicações da pandemia nos países frágeis e analisou como os esforços nacionais devem ser combinados com uma cooperação internacional eficaz.
ORADORES E MODERADORES
Francis Kai-Kai
Pekka Haavisto
João Ribeiro de Almeida
Rt Hon David Cameron
Luísa Meireles [Moderadora]
Luís Amado
Xanana Gusmão
Jorge Moreira da Silva
Adela Raz
Bárbara Reis [Moderadora]
Jorge Thompson Araujo
Clara Brandi
Olivier Kamitatu Etsu
Paulo Gomes
Ricardo Alexandre [Moderador]
Olivier Bailly
Wilhelmina Jallah
Alex de Jonquières
Céline Mias
Helena Tecedeiro [Moderadora]
Francisco Seixas da Costa
Hélder da Costa
Augusto Santos Silva
Francis Kai-Kai
Francis Kai-Kai é Presidente do g7+ e Ministro do Plano e Desenvolvimento Económico da Serra Leoa. Copreside ao International Dialogue on Peacebuilding and Statebuilding. Anteriormente, foi Representante Permanente do país nas NU onde foi Chefe dos Assuntos Civis e Consolidação da Paz na UNMIL (Libéria), Conselheiro de Crises e Gestor de Operações na Missão das NU de Resposta ao Ébola, Chefe de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) na UNMIS (Sudão). Francis Kai-Kai coordenou a primeira Estratégia de Redução da Pobreza e foi Secretário Executivo do Comité Nacional de DDR.
Twitter | @kaikaifm
Pekka Haavisto
Pekka Haavisto é Ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia. Foi membro do Parlamento entre 1983 e 1995, tendo retornado em 2007. De 1995 a 1999 foi Ministro do Desenvolvimento e do Ambiente e de 2013 a 2014 Ministro para o Desenvolvimento Internacional. De 1993 a 1995 e de 2018 a 2019 foi líder do Partido Os Verdes na Finlândia. Pekka Haavisto foi membro durante alguns anos da Câmara Municipal de Helsínquia. Foi candidato a Presidente da Finlândia em 2012 e em 2018.
Twitter | @Haavisto
João Ribeiro de Almeida
João Ribeiro de Almeida é Presidente do Camões, I.P., o Instituto Português da Cooperação e da Língua. Ingressou na carreira diplomática em 1990, tendo desempenhado funções em Portugal e no estrangeiro. Foi chefe de Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do XVII Governo Constitucional. João Ribeiro de Almeida foi Embaixador de Portugal em Bogotá, Colômbia e, previamente às funções que atualmente desempenha, Embaixador de Portugal em Buenos Aires, Argentina.
Rt Hon David Cameron
David Cameron foi Primeiro-Ministro do Reino Unido de Maio de 2010 até Julho de 2016, liderando primeiro uma coligação Conservadora e Liberal Democrata, e a partir de maio de 2015, um governo maioritário Conservador. Foi eleito Líder do Partido Conservador em dezembro de 2005 e ocupou este cargo durante mais de uma década.
Entre as suas funções atuais, David é Presidente da Alzheimer's Research UK; Chair of Patrons do Serviço Nacional do Cidadão e, tendo presidido à Comissão LSE-Oxford sobre Fragilidade dos Estados, Crescimento e Desenvolvimento, continua a promover o desenvolvimento internacional, co-presidindo ao Conselho sobre Fragilidade dos Estados e integrando o Conselho de Administração da ONE Campaign.
Twitter | @David_Cameron
Luísa Meireles [Moderadora]
Luísa Meireles é Diretora de Informação da LUSA. Iniciou a carreira jornalística em 1989 no Expresso, onde foi Editora da secção Internacional e Redatora Principal na secção de Política, com foco em assuntos europeus e de defesa. Cobriu como enviada especial o fim da União Soviética, a transição de regimes no Centro e Leste europeu e as guerras dos Balcãs. É auditora do Instituto de Defesa Nacional, membro do Eurodefense-Portugal, do Euromed-IHEDN e membro da Direção do Clube de Lisboa.
Twitter | @LuisaMeirelesVS
Luís Amado
Luís Amado é Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP. Foi Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Ministro da Defesa e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. Foi membro da Assembleia Regional da Madeira e da Assembleia da República. Luís Amado foi Professor Visitante na Universidade de Georgetown. Foi Presidente do Conselho de Administração do Banif. É membro do Conselho Europeu de Relações Internacionais e foi o primeiro Presidente do Clube de Lisboa.
Xanana Gusmão
Xanana Gusmão é Personalidade Eminente do g7+. Liderou a resistência em Timor-Leste até à independência. Foi capturado e esteve preso na Indonésia de 1992-1999. Após o referendo de 1999, organizado pelas NU, com a vitória do sim pela independência, foi eleito em 2002 o primeiro Presidente da República e ocupou este cargo até maio de 2007. Xanana Gusmão foi Primeiro Ministro entre 2007 e 2015. Foi também Ministro para o Planeamento e Investimento Estratégico, tendo liderado as negociações para a conciliação da fronteira marítima entre Timor-Leste e a Austrália.
Jorge Moreira da Silva
Jorge Moreira da Silva é Diretor de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE. Desempenhou funções de aconselhamento e chefia no Gabinete de Políticas de Desenvolvimento do PNUD. No governo foi sucessivamente Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior e Ministro do Ambiente, Energia e Ordenamento do Território. Foi Conselheiro do Presidente da República e deputado nos Parlamentos Português e Europeu – onde foi relator da Emissions Trading Directive de 2003. É Presidente fundador da Plataforma para o Crescimento Sustentável.
Twitter | @jmoreiradasilva
Adela Raz
Adela Raz é Embaixadora e Representante Permanente da República Islâmica do Afeganistão nas Nações Unidas e nos Estados Unidos da América. Foi Chefe de Gabinete do Presidente da República e Vice-Ministra da Cooperação Económica. Adela Raz tem uma dúzia de anos de experiência nos domínios da análise política e económica, das políticas de desenvolvimento, da governança dos media e da comunicação, em funções governamentais, não-governamentais e em organizações locais e internacionais.
Twitter | @AdelaRaz
Bárbara Reis [Moderadora]
Bárbara Reis é Redatora Principal do Público, onde é jornalista desde 1989, foi editora da secção cultural e diretora do jornal. Começou a carreira no Expresso e transitou para o Público desde a sua fundação, tendo trabalhado em vários domínios desde o internacional à sociedade. Bárbara Reis foi durante 5 anos correspondente em Nova Iorque e trabalhou em Timor Leste por dois anos no pós-independência, primeiro na formação de jornalistas e depois como porta-voz da Missão das Nações Unidas.
Twitter | @breis200
Jorge Thompson Araujo
Jorge Thompson Araujo é Gestor organizacional e logístico para a macroeconomia (América Latina e Caraíbas) do Banco Mundial, tendo previamente sido conselheiro económico no gabinete do Vice-Presidente. Desde 1996 desempenhou várias funções no Banco Mundial, nas regiões do Médio Oriente e África do Norte, África subsaariana, América Latina e Caraíbas, tendo igualmente desempenhado funções corporativas. Antes de se juntar ao Banco Mundial, Jorge Araújo foi professor associado de economia da Universidade de Brasília.
Clara Brandi
Clara Brandi é Chefe do Programa sobre Transformação dos Sistemas Económicos e Sociais no Instituto Alemão para o Desenvolvimento (DIE), em Berlim. Foi docente na Universidade de Duisburg-Essen e trabalhou no Conselho Consultivo Alemão sobre Mudanças Ambientais Globais. Clara Brandi também trabalhou em Genebra, no Departamento de Ética, Equidade, Comércio e Direitos Humanos da OMS e no Programa sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Ambiente da OIT, em Genebra.
Twitter | @ClaraBrandi
Olivier Kamitatu Etsu
Olivier Kamitatu Etsu é, desde 2007, fundador e Presidente do partido político Aliança para a Renovação do Congo (ARC), da República Democrática do Congo. Foi membro da Assembleia Nacional de transição de 2003 a 2007, da qual foi Presidente. Olivier Kamitatu Etsu foi Ministro do Plano em mais do que um Governo. Foi Presidente da Rede dos Liberais Africanos e é Vice-Presidente da Internacional Liberal.
Twitter | @OlivierKamitatu
Paulo Gomes
Paulo Gomes é membro fundador e copresidente da AfroChampions Initiative. Tem uma vasta experiência profissional nos setores público e privado em África e na Ásia. Preside à Orango Investment Corporation, é fundador da Constelor Holdings e co-fundador da NewAfrican Capital Partners. É membro da Direção do Fundo de Resposta à COVID-19 da UA & CDC Africa. É membro fundador do Green Climate Finance Fund, lançado pela Convenção Quadro das NU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). É igualmente membro da BioGuinea Foundation para a Guiné-Bissau.
Twitter | @pgomesKA
Ricardo Alexandre [Moderador]
Ricardo Alexandre é Diretor Adjunto e Editor de política internacional da TSF. Foi Editor de Política Internacional na RTP e foi Diretor Adjunto de Informação da Antena1, tendo apresentado o programa semanal de informação internacional Visão Global. Foi Vice-Presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas. É investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e do Observare da Universidade Autónoma de Lisboa. Foi membro do Mediane, programa europeu de promoção da diversidade e da inclusão nos media.
Olivier Bailly
Olivier Bailly é Chefe da Task Force da União Europeia sobre a Estratégia de Vacinação. Na Comissão Europeia foi Chefe de Gabinete do Comissário Pierre Moscovici, porta-voz para assuntos económicos, assistente na Secretaria Geral da Comissão para a implementação da Estratégia de Lisboa, coordenador para os assuntos internos e de justiça e para a “qualidade legislativa”. Previamente, Olivier Bailly trabalhou no Gabinete do Ministro francês para os Assuntos Europeus e na Representação francesa junto da Comissão Europeia.
Twitter | @OlivierBaillyEU
Wilhelmina Jallah
Wilhelmina Jallah é Ministra da Saúde da Libéria. Anteriormente foi fundadora, Diretora Executiva e Diretora Clínica durante seis anos do Hope for Women International Medical Center, na Libéria. Trabalhou durante cinco anos no John F. Kennedy Memorial Hospital no país, onde desempenhou os cargos de Diretora Interina e Educadora no Departamento de Obstetrícia & Ginecologia e de Diretora do programa sobre cancro ginecológico. Wilhelmina Jallah é membro do Colégio de Medicina da Libéria e membro do Colégio de Medicina da África Ocidental.
Alex de Jonquières
Alex de Jonquières é Diretor de Sistemas de Saúde & Reforço Imunitário na Gavi, Aliança para a Vacinação. É responsável pela supervisão de estratégias para reforçar sistemas de saúde e atingir crianças não vacinadas e comunidades marginalizadas, adaptando abordagens a contextos de fragilidade. Dirige os esforços para reforçar cadeias de abastecimento, geração de procura, engajamento comunitário e melhoria da informação estatística. Alex de Jonquières contribui para combater a COVID-19 através da manutenção e recuperação de rotinas de imunização e no planeamento e apoio à distribuição equitativa de vacinas.
Céline Mias
Céline Mias é Representante e Diretora do Gabinete da CARE International junto à UE em Bruxelas e Vice-Presidente da plataforma de ONGD, CONCORD. Tem mais de 20 anos de experiência em programas humanitários, de desenvolvimento e de advocacia de ONG na Europa, África e Ásia, incluindo nove anos em programas baseados em países e mais de onze anos em Bruxelas. Antes de ser eleita para Vice-Presidente, Céline Mias trabalhou dois anos no Comité de Direção Política da CONCORD.
Twitter | @CelineMias1
Helena Tecedeiro [Moderadora]
Helena Tecedeiro é Editora Executiva do Diário de Notícias desde maio de 2018. Entrou para o jornal em 2003, tendo sido Editora Adjunta e Editora da secção Internacional, sendo ainda Editora Executiva adjunta para as secções Internacional, Artes e Online. O seu foco atual de trabalho é a política internacional, sobretudo os acontecimentos nos EUA, onde fez a reportagem da posse e do primeiro ano de mandato de Donald Trump.
Twitter | @helenatecedeiro
Francisco Seixas da Costa
Francisco Seixas da Costa é Presidente do Clube de Lisboa. É Diretor não executivo da Jerónimo Martins SGPS e da Mota-Engil Africa NV e consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Embaixador nas NU, OSCE, UNESCO, no Brasil e em França. Foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e Diretor Executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. Pertence aos Conselhos Consultivos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Twitter | @seixasdacosta
Hélder da Costa
Hélder da Costa é Secretário-Geral do g7+, uma plataforma de 20 países frágeis e afetados por conflitos baseada em Díli, Timor Leste. Ele também coordena o European Hub do g7+, com sede em Lisboa. Previamente às funções que atualmente desempenha, Hélder da Costa foi Conselheiro Sénior sobre a Eficácia da Ajuda no Ministério das Finanças de Timor Leste, de 2008 a 2013 e representou o g7+ no Steering Committee da Parceria Global para a Eficácia da Cooperação para o Desenvolvimento, de 2012 a 2014.
Twitter | @helcosta2323
Augusto Santos Silva
Augusto Santos Silva é Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Desempenhou previamente diversos cargos governamentais, designadamente os de Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ministro da Defesa Nacional, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ministro da Educação, Ministro da Cultura e Secretário de Estado da Administração Educativa. Augusto Santos Silva foi por duas vezes Deputado à Assembleia da República. É Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde também foi Pró-Reitor.