Lisbon Speed Talk | A Guerra da Ucrânia na História da Europa

Para além dos contextos geopolíticos e de segurança desencadeados pela anexação da Crimeia em 2014 e posterior invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, esta guerra na Europa tem ramificações históricas que se refletem nos dias de hoje e que condicionam e explicam posicionamentos de vários países europeus e da UE.

Que ramificações importa ter em atenção para melhor compreender a guerra e as perspetivas da sua resolução? Que importância tem a religião nesta guerra? Como se enquadra o confronto das identidades Russa e Ucrânia neste conflito? Que outras tensões independendtistas existem dentro da Rússia?

Estas e outras questões foram abordadas nesta Lisbon Speed Talk, numa conversa entre Bruno Cardoso Reis, historiador e investigador em estudos internacionais e de segurança no ISCTE-IUL e Pedro Cordeiro, professor de Ciência Política no Colégio Moderno e Editor da Secção Internacional do Expresso.

Veja ou reveja esta Lisbon Speed Talk no Facebook ou YouTube do Clube de Lisboa.

As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.