As eleições em Angola a 24 de agosto de 2022, servirão para eleger não só os Membros do Parlamento, mas também o Presidente da República – número 1 da lista do Partido mais votado. Mais uma vez defrontam-se como principais partidos o MPLA, atualmente com uma maioria absoluta superior a 2/3 e a UNITA, que concorre com a integração nas listas de dirigentes de organizações e partidos da oposição, com e sem assento parlamentar.
Que cenários são previsíveis? Uma vitória do MPLA e, se sim, com ou sem maioria? Uma vitória para a UNITA e seus aliados? Estão asseguradas as condições para uma aceitação dos resultados? Estas eleições refetem uma evolução positiva na cultura política do eitorado Angolado? Estas e outras questões foram objeto de uma conversa de Cristina Peres, jornalista do Expresso, com Ismael Mateus, jornalista e escritor angolano.
Veja ou reveja esta Lisbon Speed Talk no Facebook ou YouTube do Clube de Lisboa.
As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.