Lisbon Speed Talk | Reconstrução ou desconstrução da ordem internacional liberal? Democracias vs Autocracias

As dinâmicas de transformação da ordem mundial no pós-guerra fria têm vindo a acelerar nos últimos tempos. Um dos aspetos mais relevantes das mudanças tem a ver com movimentos de construção e desconstrução da ordem liberal, incluindo o (re)surgimento de autocracias e a afirmação de países com pretensões hegemónicas regionais. Quais os fatores que ilustram e justificam estas mudanças?

Estes e outros temas foram abordados na conversa entre Luís Tomé, diretor do Departamento de Relações Internacionais da UAL e Sandra Balão, professora e investigadora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Veja  ou reveja esta Lisbon Speed Talk em direto no Facebook ou YouTube do Clube de Lisboa.

Como complemento à discussão deixamos partilhamos também um artigo do professor Luís Tomé, publicado no final de 2021 A no JANUS.net, e-journal of International Relations, que aprofunda a reflexão sobre este importante assunto.

As Lisbon Speed Talks são conversas digitais sobre as mudanças globais que afetam as nossas vidas e sociedades, realizadas pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.