Lisbon Talk: AU - EU Summit: and now what?

Nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022, a União Africana e a União Europeia convocaram uma Cimeira em Bruxelas e aprovaram um "Pacote de Investimento África-Europa de 150 mil milhões de euros para ajudar a construir economias mais diversificadas, inclusivas, sustentáveis e resilientes". Será esta Cimeira um ponto de viragem na relação recíproca ou será uma mera melhoria do tipo habitual de relações? Em que medida é uma resposta a movimentos estratégicos e concretos de outras potências, nomeadamente da China?

Michelle Ndiaye, do Institute for Peace and Security Studies (IPSS), Lidet Tadesse, do European Center for Development and Policy Management (ECDPM), Ottilia Maunganidze, do Institute for Security Studies (ISS) e Fernando Jorge Cardoso, do Clube de Lisboa, debateram estas e outras questões relacionadas, numa conversa moderada por Geert Laporte, do European Think Tanks Group.

Pode (re)ver o debate no Facebook e YouTube do Clube de Lisboa (links diretos para os vídeos).

Esta Lisbon Talk foi organizada pelo Clube de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF.