FILTRAR:

Lisbon Talk 5/2018: China's Foreign Strategy and Europe novo

12.12.2018

A China e a Europa estão divididas por mentalidades e abordagens, mas unidas pelas oportunidades. A publicação apresenta o resumo da Lisbon Talk organizada em parceria com a CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, com a participação de Jie Yu, Paulo Portas e moderação de Raquel Vaz-Pinto.

Lisbon Talk 4/2018 - Angola: que mudança?

29.11.2018

A realização de reformas económicas acarreta riscos políticos, mas é essencial e urgente para responder aos grandes desafios com que Angola se defronta. A publicação apresenta o resumo da Lisbon Talk realizada em parceria com a UCCLA, a 19 de novembro de 2018, com a participação de Alex Vines, Luís Todo Bom e moderação de Ricardo Alexandre.

Lisbon Talk 3/2018: Democracia e Resiliência

26.11.2018

Na construção e nas crises da democracia, a resposta passa pela participação cívico-política. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com o g7+, a 19 de outubro de 2018, com a participação de Jorge Sampaio, Xanana Gusmão e moderação de Ana Lourenço.

Lisbon Talk 2/2018: Sustentabilidade e Geopolítica dos Oceanos

23.11.2018

Os oradores salientaram que da informação à ação vai um longo caminho, mas os jovens têm um papel crucial na mudança de paradigma económico e ambiental. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com a Fundação Oceano Azul, a 26 de setembro de 2018, com a participação de Paul Rose, Tiago Pitta e Cunha e moderação de Raquel Vaz Pinto.

Lisbon Talk 1/2018: Estados frágeis ou estados de fragilidade?

23.11.2018

O debate sobre os contextos de fragilidade desenrolou-se na certeza de que a paz, a segurança e o desenvolvimento estão interligados. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com o g7+, a 14 de setembro de 2018, com a participação de Jorge Moreira da Silva, Hélder Costa e moderação de Cândida Pinto.

Lisbon Talk 2/2017: Transições Energéticas

12.02.2018

O debate sobre o rumo das transições energéticas e das mudanças geopolíticas em curso é importante para uma melhor compreensão dos fatores que sustentam o desenvolvimento e as próprias condições de vida do planeta. A publicação apresenta as intervenções de Carlos Pimenta e António Costa Silva, e resume o debate sobre transições energéticas, realizado em Lisboa em julho de 2017.

Livro da 2ª Conferência de Lisboa: A Globalização do Desenvolvimento

12.02.2018

Esta publicação resume as intervenções e debates da 2ª Conferência de Lisboa, realizada em Maio de 2016, que vão desde a sustentabilidade à segurança, das reconfigurações geoeconómicas ao comércio, das crises da União Europeia ao papel de Portugal.

Lisbon Talk 1/2017: Diplomacia Científica

12.02.2018

Esta publicação apresenta a intervenção do Comissário Europeu Carlos Moedas, sobre “O Papel da Diplomacia Científica na Paz e no Desenvolvimento” e os principais destaques do debate realizado em Lisboa em maio de 2017.

Livro da 1ª Conferência de Lisboa sobre Desenvolvimento

12.02.2018

Este livro apresenta os trabalhos da 1ª Conferência, realizada em 2014. Entre as questões debatidas figuraram a relevância da divisão Norte-Sul, o impacto da crise financeira ou o efeito das economias emergentes na arquitetura do sistema internacional, a contradição entre o aumento do fosso entre ricos e pobres e a diminuição da pobreza, bem como os desafios colocados pelas ameaças à segurança.

Lisbon Talk 5/2018: China's Foreign Strategy and Europe novo

12.12.2018

Lisbon Talk 4/2018 - Angola: que mudança?

29.11.2018

Lisbon Talk 3/2018: Democracia e Resiliência

26.11.2018

Lisbon Talk 2/2018: Sustentabilidade e Geopolítica dos Oceanos

23.11.2018

Lisbon Talk 1/2018: Estados frágeis ou estados de fragilidade?

Lisbon Talk 2/2017: Transições Energéticas

Lisbon Talk 1/2017: Diplomacia Científica