FILTRAR:

Relatório | Conferências sobre Fragilidade dos Estados | Pandemia, Vacinação e Solidariedade: Implicações nos Países Frágeis (EN)

04.10.2021

A 2ª Conferência sobre Fragilidade dos Estados, organizada pelo g7+ e Clube de Lisboa, discutiu as implicações da pandemia em países frágeis e explorou por que os esforços nacionais devem ser correspondidos por cooperação internacional para o sucesso na luta contra a COVID-19, bem como para assegurar uma vacinação rápida da população mundial, com ênfase particular nas pessoas mais vulneráveis, mais pobres e de países afectados por conflitos. A conferência contribuiu para identificar os desafios na resposta a crises actuais, partilhar experiências e mobilizar apoio na promoção e no reforço da solidariedade e cooperação internacionais. [Documento disponível apenas em Inglês]


Relatório da Conferência "O Oceano que Pertence a Todos" (EN)

23.09.2021

Esta publicação, em língua inglesa, sumariza os temas abordados na Conferência "O Oceano que pertence a todos", realizada online a 22 e 23 de fevereiro de 2021, com o objetivo de contribuir para a literacia sobre o Oceano, e assinalar o início da Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O evento foi organizado com a cooperação da Embaixada do Japão em Portugal, em colaboração com a Agência Marítima de Segurança Europeia (EMSA), com a parceria da Fundação Oceano Azul, do Instituto Hidrográfico Português e da Sustainable Ocean Alliance (SOA) Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).


Livro da 4ª Conferência de Lisboa: A Aceleração das Mudanças Globais e os impactos da pandemia

19.05.2021

Esta publicação resume as intervenções e debates da 4ª Conferência de Lisboa. O evento, na sua primeira edição online, decorreu entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2020 e foi organizado em redor de um conjunto de temas que têm regido algumas das preocupações dominantes da agenda internacional, desde as questões da geopolítica e do desenvolvimento, da tecnologia e da segurança, às da sustentabilidade e das alterações comportamentais face ao ritmo das mudanças e ao medo do desconhecido.


Lisbon Talks 4/2021: Sobre o Futuro da Europa

16.05.2021

Resumo do debate sobre o futuro da Europa, realizado a 16 de abril de 2021, com os Eurodeputados Pedro Silva Pereira, Paulo Rangel, Marisa Matias, João Ferreira e Nuno Melo, moderado por Marina Costa Lobo. Em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talks 3/2021: Turkey - EU relations in a complex neighbourhood

03.05.2021

Resumo do debate (em inglês) sobre as relações entre Turquia e a União Europeia, realizado a 15 de março de 2021, com Ana Santos Pinto, Eduard Soler, Sinan Ülgen e moderação de José Manuel Rosendo. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talks 2/2021: Guerra em Cabo Delgado: O papel dos atores externos

03.05.2021

Resumo do debate sobre a guerra em Cabo Delgado e o papel dos atores externos, realizado a 5 de fevereiro de 2021, com Lourenço do Rosário, Nuno Rogeiro, Joseph Hanlon, Salvador Forquilha, e moderação de Fernando Jorge Cardoso. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talks 1/2021: AU-EU 2021 Summit: Consensus and Tricky Issues

03.05.2021

Resumo do debate sobre a futura cimeira União Africana e União Europeia, realizado a 11 de janeiro de 2021, com Tanya Cox, Christine Hackenesch, Faten Aggad, e moderação de Clara Carvalho. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talk 3/2020: Guerra na Etiópia: implicações regionais e globais

20.04.2021

Resumo do debate sobre as implicações regionais e globais do conflito na Etiópia, realizado a 27 de novembro de 2020, com Manuel João Ramos e Ana Elisa Cascão e moderação de Alexandra Magnólia Dias. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talk 2/2020: Desafios Europeus da Cooperação no Âmbito da Presidência Portuguesa

25.01.2021

Resumo do debate sobre os desafios Europeus da Cooperação no Âmbito da Presidência Portuguesa, realizado a 6 de novembro de 2020, com a participação dos Eurodeputados Carlos Zorrinho, Paulo Rangel e Marisa Matias, com moderação de Fernando Jorge Cardoso. Em colaboração com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa e com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa. Em parceria com o IMVF e a FEC, no âmbito do projeto #CoerênciaNaPresidência, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.


Lisbon Talk 1/2020: Futebol e Política no Contexto Internacional

09.03.2020

Resumo do debate sobre as relações entre futebol e política no plano internacional, realizado a 30 de janeiro de 2020 em parceria com a CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e a consultora O Mundo e Nós, com a participação de Simon Kuper, Raquel Vaz-Pinto e moderação de Vasco Mendonça.


Lisbon Talks 2017-2019

06.01.2020

Esta publicação apresenta asLisbon Talks realizadas em 2017 e 2019, incluindo um resumo das intervenções e debates realizados. Foram abordados temas como as transições energéticas, a democracia e resiliência, a fragilidade dos Estados, a geopolítica dos oceanos, as mudanças em Angola, a política externa da China, a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, a geopolítica das mudanças globais e os desafos que se colocam às novas lideranças europeias.


Lisbon Talk 3/2019 - União Europeia: novas equipas, velhas políticas?

02.12.2019

Resumo do debate sobre os desafios externos e internos ao processo de integração europeia, realizado a 15 de novembro de 2019 em parceria com a CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, com a participação de Miguel Poiares Maduro, Marina Costa Lobo e moderação de Bernardo Ivo Cruz.


Conferences on State Fragility: Natural Resources for Resilience and Development

02.11.2019

A publicação resume as intervenções e debates da 1ª Conferência sobre Fragilidade dos Estados, realizada em junho de 2019 em Lisboa e coorganizada pelo Clube de Lisboa e o g7+. As sessões centraram-se nos desafios enfrentados pelos países em situação de fragilidade e pós-conflito, particularmente na gestão e governação dos recursos naturais. (Publicação em inglês)


Lisbon Talk 2/2019 - A Geopolítica das Mudanças Globais

19.08.2019

Resumo do debate sobre as ligações entre as transformações globais, a geopolítica e o ambiente, realizado a 29 de julho de 2019 em parceria com a SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia, com a participação de Miguel B. Araújo, Helena Freitas, Bernardo Ivo Cruz e José Manuel Félix Ribeiro e com moderação do jornalista Leonídio Paulo Ferreira.


Lisbon Talk 1/2019 - The 2030 Agenda: is it feasible?

22.02.2019

A publicação apresenta o resumo do debate realizado em parceria com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, a 11 de fevereiro de 2019, com a participação de Macharia Kamau, Bernardo Ivo Cruz e moderação de Cristina Peres.


Livro da 3ª Conferência de Lisboa: Desenvolvimento em Tempos de Incerteza

19.02.2019

Leia as intervenções e o resumo dos debates da 3ª Conferência de Lisboa, com uma agenda rica sobre os grandes temas internacionais que afetam as nossas sociedades. Da geopolítica à segurança, da globalização à sustentabilidade do planeta, do desenvolvimento global aos desafios da União Europeia.


Lisbon Talk 5/2018: China's Foreign Strategy and Europe

12.12.2018

A China e a Europa estão divididas por mentalidades e abordagens, mas unidas pelas oportunidades. A publicação apresenta o resumo da Lisbon Talk organizada em parceria com a CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, com a participação de Jie Yu, Paulo Portas e moderação de Raquel Vaz-Pinto.


Lisbon Talk 4/2018 - Angola: que mudança?

29.11.2018

A realização de reformas económicas acarreta riscos políticos, mas é essencial e urgente para responder aos grandes desafios com que Angola se defronta. A publicação apresenta o resumo da Lisbon Talk realizada em parceria com a UCCLA, a 19 de novembro de 2018, com a participação de Alex Vines, Luís Todo Bom e moderação de Ricardo Alexandre.


Lisbon Talk 3/2018: Democracia e Resiliência

26.11.2018

Na construção e nas crises da democracia, a resposta passa pela participação cívico-política. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com o g7+, a 19 de outubro de 2018, com a participação de Jorge Sampaio, Xanana Gusmão e moderação de Ana Lourenço.


Lisbon Talk 2/2018: Sustentabilidade e Geopolítica dos Oceanos

23.11.2018

Os oradores salientaram que da informação à ação vai um longo caminho, mas os jovens têm um papel crucial na mudança de paradigma económico e ambiental. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com a Fundação Oceano Azul, a 26 de setembro de 2018, com a participação de Paul Rose, Tiago Pitta e Cunha e moderação de Raquel Vaz Pinto.


Lisbon Talk 1/2018: Estados frágeis ou estados de fragilidade?

23.11.2018

O debate sobre os contextos de fragilidade desenrolou-se na certeza de que a paz, a segurança e o desenvolvimento estão interligados. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com o g7+, a 14 de setembro de 2018, com a participação de Jorge Moreira da Silva, Hélder Costa e moderação de Cândida Pinto.


Lisbon Talk 2/2017: Transições Energéticas

12.02.2018

O debate sobre o rumo das transições energéticas e das mudanças geopolíticas em curso é importante para uma melhor compreensão dos fatores que sustentam o desenvolvimento e as próprias condições de vida do planeta. A publicação apresenta as intervenções de Carlos Pimenta e António Costa Silva, e resume o debate sobre transições energéticas, realizado em Lisboa em julho de 2017.


Livro da 2ª Conferência de Lisboa: A Globalização do Desenvolvimento

12.02.2018

Esta publicação resume as intervenções e debates da 2ª Conferência de Lisboa, realizada em Maio de 2016, que vão desde a sustentabilidade à segurança, das reconfigurações geoeconómicas ao comércio, das crises da União Europeia ao papel de Portugal.


Lisbon Talk 1/2017: Diplomacia Científica

12.02.2018

Esta publicação apresenta a intervenção do Comissário Europeu Carlos Moedas, sobre “O Papel da Diplomacia Científica na Paz e no Desenvolvimento” e os principais destaques do debate realizado em Lisboa em maio de 2017.


Livro da 1ª Conferência de Lisboa sobre Desenvolvimento

12.02.2018

Este livro apresenta os trabalhos da 1ª Conferência, realizada em 2014. Entre as questões debatidas figuraram a relevância da divisão Norte-Sul, o impacto da crise financeira ou o efeito das economias emergentes na arquitetura do sistema internacional, a contradição entre o aumento do fosso entre ricos e pobres e a diminuição da pobreza, bem como os desafios colocados pelas ameaças à segurança.



Lisbon Talks 4/2021: Sobre o Futuro da Europa

16.05.2021

Resumo do debate sobre o futuro da Europa, realizado a 16 de abril de 2021, com os Eurodeputados Pedro Silva Pereira, Paulo Rangel, Marisa Matias, João Ferreira e Nuno Melo, moderado por Marina Costa Lobo. Em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talks 3/2021: Turkey - EU relations in a complex neighbourhood

03.05.2021

Resumo do debate (em inglês) sobre as relações entre Turquia e a União Europeia, realizado a 15 de março de 2021, com Ana Santos Pinto, Eduard Soler, Sinan Ülgen e moderação de José Manuel Rosendo. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talks 2/2021: Guerra em Cabo Delgado: O papel dos atores externos

03.05.2021

Resumo do debate sobre a guerra em Cabo Delgado e o papel dos atores externos, realizado a 5 de fevereiro de 2021, com Lourenço do Rosário, Nuno Rogeiro, Joseph Hanlon, Salvador Forquilha, e moderação de Fernando Jorge Cardoso. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talks 1/2021: AU-EU 2021 Summit: Consensus and Tricky Issues

03.05.2021

Resumo do debate sobre a futura cimeira União Africana e União Europeia, realizado a 11 de janeiro de 2021, com Tanya Cox, Christine Hackenesch, Faten Aggad, e moderação de Clara Carvalho. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talk 3/2020: Guerra na Etiópia: implicações regionais e globais

20.04.2021

Resumo do debate sobre as implicações regionais e globais do conflito na Etiópia, realizado a 27 de novembro de 2020, com Manuel João Ramos e Ana Elisa Cascão e moderação de Alexandra Magnólia Dias. Com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa.


Lisbon Talk 2/2020: Desafios Europeus da Cooperação no Âmbito da Presidência Portuguesa

25.01.2021

Resumo do debate sobre os desafios Europeus da Cooperação no Âmbito da Presidência Portuguesa, realizado a 6 de novembro de 2020, com a participação dos Eurodeputados Carlos Zorrinho, Paulo Rangel e Marisa Matias, com moderação de Fernando Jorge Cardoso. Em colaboração com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa e com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF e da Câmara Municipal de Lisboa. Em parceria com o IMVF e a FEC, no âmbito do projeto #CoerênciaNaPresidência, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.


Lisbon Talk 1/2020: Futebol e Política no Contexto Internacional

09.03.2020

Resumo do debate sobre as relações entre futebol e política no plano internacional, realizado a 30 de janeiro de 2020 em parceria com a CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e a consultora O Mundo e Nós, com a participação de Simon Kuper, Raquel Vaz-Pinto e moderação de Vasco Mendonça.


Lisbon Talks 2017-2019

06.01.2020

Esta publicação apresenta asLisbon Talks realizadas em 2017 e 2019, incluindo um resumo das intervenções e debates realizados. Foram abordados temas como as transições energéticas, a democracia e resiliência, a fragilidade dos Estados, a geopolítica dos oceanos, as mudanças em Angola, a política externa da China, a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, a geopolítica das mudanças globais e os desafos que se colocam às novas lideranças europeias.


Lisbon Talk 3/2019 - União Europeia: novas equipas, velhas políticas?

02.12.2019

Resumo do debate sobre os desafios externos e internos ao processo de integração europeia, realizado a 15 de novembro de 2019 em parceria com a CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, com a participação de Miguel Poiares Maduro, Marina Costa Lobo e moderação de Bernardo Ivo Cruz.


Lisbon Talk 2/2019 - A Geopolítica das Mudanças Globais

19.08.2019

Resumo do debate sobre as ligações entre as transformações globais, a geopolítica e o ambiente, realizado a 29 de julho de 2019 em parceria com a SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia, com a participação de Miguel B. Araújo, Helena Freitas, Bernardo Ivo Cruz e José Manuel Félix Ribeiro e com moderação do jornalista Leonídio Paulo Ferreira.


Lisbon Talk 1/2019 - The 2030 Agenda: is it feasible?

22.02.2019

A publicação apresenta o resumo do debate realizado em parceria com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, a 11 de fevereiro de 2019, com a participação de Macharia Kamau, Bernardo Ivo Cruz e moderação de Cristina Peres.


Lisbon Talk 5/2018: China's Foreign Strategy and Europe

12.12.2018

A China e a Europa estão divididas por mentalidades e abordagens, mas unidas pelas oportunidades. A publicação apresenta o resumo da Lisbon Talk organizada em parceria com a CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, com a participação de Jie Yu, Paulo Portas e moderação de Raquel Vaz-Pinto.


Lisbon Talk 4/2018 - Angola: que mudança?

29.11.2018

A realização de reformas económicas acarreta riscos políticos, mas é essencial e urgente para responder aos grandes desafios com que Angola se defronta. A publicação apresenta o resumo da Lisbon Talk realizada em parceria com a UCCLA, a 19 de novembro de 2018, com a participação de Alex Vines, Luís Todo Bom e moderação de Ricardo Alexandre.


Lisbon Talk 3/2018: Democracia e Resiliência

26.11.2018

Na construção e nas crises da democracia, a resposta passa pela participação cívico-política. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com o g7+, a 19 de outubro de 2018, com a participação de Jorge Sampaio, Xanana Gusmão e moderação de Ana Lourenço.


Lisbon Talk 2/2018: Sustentabilidade e Geopolítica dos Oceanos

23.11.2018

Os oradores salientaram que da informação à ação vai um longo caminho, mas os jovens têm um papel crucial na mudança de paradigma económico e ambiental. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com a Fundação Oceano Azul, a 26 de setembro de 2018, com a participação de Paul Rose, Tiago Pitta e Cunha e moderação de Raquel Vaz Pinto.


Lisbon Talk 1/2018: Estados frágeis ou estados de fragilidade?

23.11.2018

O debate sobre os contextos de fragilidade desenrolou-se na certeza de que a paz, a segurança e o desenvolvimento estão interligados. A publicação apresenta o resumo das intervenções e debate realizado em parceria com o g7+, a 14 de setembro de 2018, com a participação de Jorge Moreira da Silva, Hélder Costa e moderação de Cândida Pinto.


Lisbon Talk 2/2017: Transições Energéticas

12.02.2018

O debate sobre o rumo das transições energéticas e das mudanças geopolíticas em curso é importante para uma melhor compreensão dos fatores que sustentam o desenvolvimento e as próprias condições de vida do planeta. A publicação apresenta as intervenções de Carlos Pimenta e António Costa Silva, e resume o debate sobre transições energéticas, realizado em Lisboa em julho de 2017.


Lisbon Talk 1/2017: Diplomacia Científica

12.02.2018

Esta publicação apresenta a intervenção do Comissário Europeu Carlos Moedas, sobre “O Papel da Diplomacia Científica na Paz e no Desenvolvimento” e os principais destaques do debate realizado em Lisboa em maio de 2017.



Relatório | Conferências sobre Fragilidade dos Estados | Pandemia, Vacinação e Solidariedade: Implicações nos Países Frágeis (EN)

04.10.2021

A 2ª Conferência sobre Fragilidade dos Estados, organizada pelo g7+ e Clube de Lisboa, discutiu as implicações da pandemia em países frágeis e explorou por que os esforços nacionais devem ser correspondidos por cooperação internacional para o sucesso na luta contra a COVID-19, bem como para assegurar uma vacinação rápida da população mundial, com ênfase particular nas pessoas mais vulneráveis, mais pobres e de países afectados por conflitos. A conferência contribuiu para identificar os desafios na resposta a crises actuais, partilhar experiências e mobilizar apoio na promoção e no reforço da solidariedade e cooperação internacionais. [Documento disponível apenas em Inglês]


Relatório da Conferência "O Oceano que Pertence a Todos" (EN)

23.09.2021

Esta publicação, em língua inglesa, sumariza os temas abordados na Conferência "O Oceano que pertence a todos", realizada online a 22 e 23 de fevereiro de 2021, com o objetivo de contribuir para a literacia sobre o Oceano, e assinalar o início da Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O evento foi organizado com a cooperação da Embaixada do Japão em Portugal, em colaboração com a Agência Marítima de Segurança Europeia (EMSA), com a parceria da Fundação Oceano Azul, do Instituto Hidrográfico Português e da Sustainable Ocean Alliance (SOA) Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).


Livro da 4ª Conferência de Lisboa: A Aceleração das Mudanças Globais e os impactos da pandemia

19.05.2021

Esta publicação resume as intervenções e debates da 4ª Conferência de Lisboa. O evento, na sua primeira edição online, decorreu entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2020 e foi organizado em redor de um conjunto de temas que têm regido algumas das preocupações dominantes da agenda internacional, desde as questões da geopolítica e do desenvolvimento, da tecnologia e da segurança, às da sustentabilidade e das alterações comportamentais face ao ritmo das mudanças e ao medo do desconhecido.


Conferences on State Fragility: Natural Resources for Resilience and Development

02.11.2019

A publicação resume as intervenções e debates da 1ª Conferência sobre Fragilidade dos Estados, realizada em junho de 2019 em Lisboa e coorganizada pelo Clube de Lisboa e o g7+. As sessões centraram-se nos desafios enfrentados pelos países em situação de fragilidade e pós-conflito, particularmente na gestão e governação dos recursos naturais. (Publicação em inglês)


Livro da 3ª Conferência de Lisboa: Desenvolvimento em Tempos de Incerteza

19.02.2019

Leia as intervenções e o resumo dos debates da 3ª Conferência de Lisboa, com uma agenda rica sobre os grandes temas internacionais que afetam as nossas sociedades. Da geopolítica à segurança, da globalização à sustentabilidade do planeta, do desenvolvimento global aos desafios da União Europeia.


Livro da 2ª Conferência de Lisboa: A Globalização do Desenvolvimento

12.02.2018

Esta publicação resume as intervenções e debates da 2ª Conferência de Lisboa, realizada em Maio de 2016, que vão desde a sustentabilidade à segurança, das reconfigurações geoeconómicas ao comércio, das crises da União Europeia ao papel de Portugal.


Livro da 1ª Conferência de Lisboa sobre Desenvolvimento

12.02.2018

Este livro apresenta os trabalhos da 1ª Conferência, realizada em 2014. Entre as questões debatidas figuraram a relevância da divisão Norte-Sul, o impacto da crise financeira ou o efeito das economias emergentes na arquitetura do sistema internacional, a contradição entre o aumento do fosso entre ricos e pobres e a diminuição da pobreza, bem como os desafios colocados pelas ameaças à segurança.